Trabalhos Científicos

1 Trabalhos Científicos

RELAÇÃO DE TRABALHOS SESSÃO ORAL SIMPÓSIO E CONGRESSO - NOVO

 
  SESSÃO PÔSTER 1 - DIA 07/11 - 13:00/14:00.
SESSÃO PÔSTER 2 DIA 08/11 - 13:00/14:00.
   SESSÃO PÔSTER 3 DIA 09/11 -  13:00/14:00.  
MODELO DE RESUMO SIMPLES - Modelo resumo simples 7° Cosimp
MODELO DE TRABALHO COMPLETO - Modelo resumo completo 7° Cosimp (NOVO!)

Nesta edição do 7º Cosimp os trabalhos científicos serão submetidos em formato simples, quando aprovados, poderão ser escolhidos pela Comissão Científica para submissão como trabalhos completo. Os trabalhos completos poderão concorrer à menção honrosa.

  1. O trabalho poderá ser escrito em português, espanhol ou inglês. O texto do resumo deverá ser objetivo e conciso; oferecer informações essenciais e compreensíveis; em seus diferentes tópicos; ser redigido sem erros ortográficos. Os autores deverão ter atenção máxima às normas de revisão ortográfica completa. Não serão aceitos trabalhos com erros ortográficos graves e imprecisões de linguagem. Erros ortográficos simples, quando aceitos, serão de inteira responsabilidade dos autores. As sentenças não deverão ser iniciadas com numerais. As abreviaturas e siglas deverão ser nominadas na primeira vez em que forem utilizadas.

  2. Cada inscrição no congresso dará direito à apresentação de, no máximo, 02 (dois) resumos simples como autor principal. Não haverá limites de resumos simples para o número de trabalhos como coautores.

  3. A decisão da Comissão Científica sobre a aprovação, classificação e premiação dos trabalhos submetidos no formato completo será irrevogável, ou seja, os trabalhos serão aceitos ou recusados, e não haverá espaço para interposição de recurso.

  4. Uma vez aprovado seu resumo simples o seu trabalho poderá ser escolhido para publicação em formato de trabalho completo. Os trabalhos serão escolhidos pela Comissão Científica e serão publicados nos anais do evento na forma de trabalho completo. Dentre estes trabalhos serão selecionados 12 trabalhos para a apresentação oral.

  5. Após efetuar a inscrição do trabalho, o autor receberá, via e-mail, a confirmação de sua efetivação. Esta confirmação dependerá de processamento interno, não sendo, por conseguinte, automática. Caso haja contato com o autor, este será feito por e-mail. Portanto, os participantes deverão certificar-se de que seus e-mails estão corretos.

  6. Após a aprovação do trabalho, não serão permitidas inserções ou trocas de nomes de autores, coautores ou instituições, e nem alteração do texto. A Comissão Cientifica fica isenta de correções em certificados cujo os nomes foram inseridos na submissão de forma incorreta ou incompleta.

  7. Não serão aceitos trabalhos enviados por quaisquer outras vias que não a estabelecida neste regulamento, bem como projetos de pesquisa, trabalhos incompletos, ou ainda pesquisas com seres humanos ou animais, sem a devida indicação do número de aprovação no comitê de ética em pesquisa.

  8. Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor pago pela inscrição do(s) autor(es) no congresso caso o trabalho não seja aceito.

E-mail de contato da Comissão Científica: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2 Submissão

            A submissão ocorrerá no sistema de inscrição SGEV da UNIOESTE.

2.1 Cronograma de submissão dos resumos

O envio de trabalhos científicos para o 7° COSIMP – 7° CONGRESSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO MERCOSUL – 7° SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DO MERCOSUL e 2° Encontro de Pesquisa e Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas será até dia 23/09/2018 as 23:59 horas, por intermédio exclusivo do sítio eletrônico www.unioeste.br/sistemas.

Instruções para cadastramento no Sistema SGEV: Tutorial de Cadastro Sistema SGEV

É obrigatória a efetivação da inscrição e pagamento da taxa de inscrição de pelo menos 01 (um) dos autores no congresso, sendo permitida a submissão de até 02 (dois) trabalhos por inscrição. A submissão, avaliação e divulgação dos resultados dos trabalhos científicos seguirão o seguinte cronograma:

Data

Atividades

23/09/18

Prazo final para submissão do resumo simples

10/10/18

Resultado da aprovação do resumo simples e divulgação dos resumos escolhidos para envio em formato trabalho completo.

25/10/18

Prazo final para envio do trabalho completo

01/11/18

Divulgação dos resumos selecionados para apresentação oral.

2.2 Orientações gerais para elaboração dos trabalhos científicos

Serão aceitos os estudos: ensaios in vitro, experimentação animal, casos-controle, ensaios clínicos randomizados, coorte, revisões sistemáticas, com ou sem metanálise. Exceto para revisões sistemáticas, com ou sem metanálise, deverá ser especificada a aprovação em comitês de ética e pesquisa com seres humanos ou animais, conforme tipo envolvido. Não serão aceitas revisões na forma de revisão bibliográfica.

Atenção: não será permitida a apresentação de trabalhos na forma de Revisão Bibliográfica! Serão aceitos resumos de revisão sistemática com ou sem Meta-análise elaborados de acordo com as Recomendações Prisma.

O resumo será inserido no Sistema de Gestão de Eventos (SGEV) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, por intermédio exclusivo do sítio eletrônico àhttps://www5.unioeste.br/portalunioeste/sis/eventos/novo-layout-participante-sgev

Os autores de cada resumo deverão indicar no formulário de apresentação do trabalho a qual área pertence o mesmo (Farmácia, Alimentos, Indústria Farmacêutica, Análises Clínicas, Saúde Pública ou outros).

Os resumos deverão ser escritos com fonte Arial 10, espaçamento 1,15. A margem deve ser de 2,5 cm em todos os lados. O modelo de resumo encontra-se no arquivo abaixo.

2.3. As etapas e conteúdo da submissão de Resumos Simples são:

  • Título em caixa alta, negrito, centralizado, com até 150 caracteres, incluindo os espaços;
  • Informações sobre os autores [nome e sobrenome completos, sem abreviações e na sequencia direta, instituição de afiliação (relacionando com número sobrescrito os autores, quando mais de uma Instituição); (centralizado, separado por ponto e vírgula);
    • Inseri-las na sequência de autoria. Não será possível modificar a sequência de autoria ou adicionar autores após esta inserção;
    • Serão aceitos até 6 autores por relato.
  • Introdução: texto com até 300 caracteres, incluindo os espaços, contendo objetivos especificados ao seu final. Materiais e Métodos: texto com até 800 caracteres, incluindo os espaços. Resultados: texto com até 800 caracteres, incluindo os espaços. Conclusão: texto com até 120 caracteres, incluindo os espaços. (justificado, texto corrido, sem inserção de tabelas e figuras).
  • Deve ser descrito o número de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou Animais, quando couber;
  • Palavras-chave: até 5, preferentemente utilizando os descritores Scielo, Decs ou Mesh; (justificado, texto corrido)
  • ReferênciasA ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, conforme modelo apresentado no modelo de resumo simples.
  • Financiamento e agradecimentos (se houver): até 150 caracteres, incluindo os espaços. Quando houver dois ou mais tipos de auxílio ou agências de fomento, separá-los com ponto e vírgula.
Para baixar o modelo do resumo simples clique a seguir: Modelo resumo simples 7° Cosimp
 
RESUMOS SIMPLES SELECIONADOS PARA TRABALHO COMPLETO:
 
Segue a relação dos resumos simples selecionados para apresentação na forma de TRABALHO COMPLETO no 7º COSIMP:
 
1) Trabalhos selecionados para o 7º Congresso de Ciências Farmacêuticas - clique aqui
 
2) Trabalhos selecionados para o 7º Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos - clique aqui

2.4. As etapas e conteúdo da submissão de Trabalho Completo são:

  • O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Filiações, Resumo, Palavras chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências;
  • O trabalho completo deverá ocupar cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras;
  • Título: Arial 14, em caixa alta, negrito, centralizado, com até 20 palavras;
  • Informações sobre os autores [nome e sobrenome completos, sem abreviações e na sequencia direta, instituição de afiliação (relacionando com número sobrescrito os autores, quando mais de uma Instituição); (centralizado, separado por ponto e vírgula)
    • Inseri-las na sequência de autoria. Não será possível modificar a sequência de autoria ou adicionar autores após esta inserção;
    • Serão aceitos até 6 autores por relato.
  • Resumo: O mesmo apresentado como resumo simples.
  • Palavras-chave: O mesmo apresentado como resumo simples.
  • Introdução:A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado;
  • Metodologia: A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter verbos no passado as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (mil) palavras.
  • Resultados e Discussão: deve conter os dados obtidos na pesquisa, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  • Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos): devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
  • Conclusões: deve ser elaborada com o verbo no passado, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
  • Financiamento e agradecimento (se houver): até 150 caracteres, incluindo os espaços. Quando houver dois ou mais tipos de auxílio ou agências de fomento, separá-los com ponto e vírgula;
  • Referências: A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, conforme modelo apresentado no modelo de resumo simples.
MODELO DE TRABALHO COMPLETO Modelo trabalho completo 7° Cosimp - Disponibilizado a partir de 10/10/2018.
 

3. Avaliação dos trabalhos submetidos

Os resumos serão avaliados por pares, sendo composto por professores e pesquisadores das áreas temáticas de Farmácia, Alimentos, Indústria Farmacêutica, Análises clínicas, Saúde pública).

3.1 Apresentação oral

Os resumos simples submetidos serão analisados comissão científica e classificados para indicação de trabalhos para envio no formato trabalho completo.

Dentre os trabalhos selecionados para formato completo serão escolhidos 6 trabalhos do Congresso e 6 do Simpósio; que serão convidados para recebimento de menção honrosa implicará na obrigatoriedade de apresentação oral e 3 entre os melhores avaliados apresentados serão premiados.

O autor que tiver seu resumo simples escolhido para envio do trabalho completo e que forem selecionados para as sessões orais deverão trazer uma apresentação em slides para ser projetada em salas identificadas na programação com o tempo máximo de exposição de 15 minutos.

Os autores que não tiverem seus trabalhos completos escolhidos para exposição oral deverão apresentar no formato pôster e com direito ao trabalho completo publicado nos Anais do Evento.

3.2 Premiações dos Trabalhos Científicos

Os trabalhos completos selecionados após apresentação receberão como premiação Menções Honrosas de 1°, 2° e 3° lugares no Congresso e Simpóstio e seus trabalhos serão publicados nos Anais do Evento.

3.3 Normas apresentações (oral e pôster)

Para apresentação do pôster:

A apresentação dos trabalhos aprovados feita na forma de pôster, deverá ter a dimensão recomendada para confecção de 120cm de altura por 90cm de largura no formato retrato (vertical).

1. Certifique-se da data e horário da sua apresentação. Os horários serão publicados no site na área de Apresentação de trabalhos científicos. Não serão permitidas apresentações em dias diferentes daqueles estipulados na lista que será divulgada.

2. O período de fixação dos pôsteres encontra-se na PROGRAMAÇÃO de acordo com a SESSÃO do seu trabalho;

3. A numeração do seu pôster será divulgada próximo aos dias de início do evento;

4. No dia da sua apresentação, o participante deverá permanecer por 1 hora junto com o seu pôster, durante esse período membros da Comissão Científica avaliarão o trabalho e será entregue o certificado da apresentação do trabalho. É obrigatória a presença do apresentador, ao lado do pôster, durante toda a sessão de apresentação. Se você tiver mais de uma apresentação no mesmo horário indique em um dos pôsteres em qual você estará apresentando.

7. Ao final da SESSÃO de pôster, os apresentadores deverão retirar os pôsteres, caso não o façam serão retirados pela Comissão Organizadora. Os trabalhos ficarão a disposição na Secretária do Evento até as 17 horas do último dia 09/11. Posteres não procurados serão inutilizados pela Comissão. A Comissão Organizadora do Evento não se responsabiliza por eventuais danos caso o autor não retire seu banner ao final de sua apresentação. 

8. O modelo proposto pela Comissão Organizadora pode ser visualizado e baixado por este link de acesso - MODELO POSTER COSIMP 2018

 

Para apresentação do oral:

  1. É de responsabilidade do autor acompanhar a data e horário da sua apresentação oral consultando a programação.

  2. Importante chegar com antecedência para evitar problemas com o arquivo a ser projetado.

  3. O apresentador deve trazer sua apresentação em formato PDF em um pen drive para ser projetado na sessão de trabalhos.

  4. O tempo de apresentação máxima é de 15 minutos.

  5. Será reservado 5 min para perguntas.

 

4. Certificados participação e apresentações

Após o término da sessão de pôster e oral serão entregues aos participantes os certificados dos trabalhos apresentados. Os trabalhos científicos serão publicados nos Anais do 7° COSIMP, podendo ser acessado via online.

Os certificados de participação só serão entregues no período da tarde do último dia do evento.

As menções honrosas serão entregues em sessão especial no último dia do evento durante a Cerimônia de Encerramento. Caso o laureado não possa estar presente poderá encarregar algum representante responsável para retirar a sua menção ou posterior ao evento pedimos para que se dirija a Secretária do Programa de Ciências Farmacêuticas da Unioeste/Campus Cascavel na sala 88, 3° piso, bloco novo para retirada.