Trabalhos Aprovados

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Educação Especial

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Neide da Silveira Duarte de Matos

Sala: F2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Márcia Stumpf
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. As contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças com síndrome de Down na educação infantil
Elaine Cristina Freitas Veiga, Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
  1. A política de atendimento a pessoa com deficiência em Toledo (PR): qual constituição histórica?
Ana Paula Santi, Paulino José Orso
  1. Políticas públicas no contexto da educação especial
Vanderlize Simone Dalgalo, Rodrigo Zini, Jeani Escher
  1. Socorro!!! Sou professor no ensino superior: posso ser altamente produtivo e fazer inclusão?
Neide da Silveira Duarte de Matos, Sônia Mari Shima Barroco
  1. Vigotski e os fundamentos da defectologia
Patricia da Silva Zanetti, Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva
  1. Aluno com autismo no ensino comum: trabalho educativo e ato responsável
Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Emilene Coco dos Santos
  1. As contribuições das tecnologias assistivas ao processo educativo de pessoas com deficiência visual
Paulo Miranda da Silva, Luzia Alves da Silva
  1. Textos de humor: análise da compreensão de histórias em quadrinho por indivíduos com síndrome de Down a partir da teoria histórico-cultural
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Sônia Mari Shima Barroco
  1. Análise da concepção de educação de surdos em teses e dissertações que fundamentam-se em Vigotski.
Eleny Brandão Cavalcante
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Educação Especial

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Lucia Terezinha Zanato Tureck

Sala: G2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Ana Laura M.de Góis
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Taxonomia bilíngue em libras da mitologia da nação Ketu/nagô na Bahia
Wermerson Meira Silva, Robson Aldrin Lima Mattos, Cristina Santos
  1. As contradições das políticas de inclusão social na sociedade de classes
Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva, Patricia da Silva Zanetti
  1. Autismo e a psicologia histórico cultural: o que revelam as pesquisas nos últimos dez anos
Kelley Adriana de Oliveira Stepanha, Maria Lidia Sica Szymanski
  1. O currículo no contexto das escolas públicas para alunos com deficiência
Cristina Santos, Robson Aldrin Lima Mattos, Wermerson Meira Silva
  1. Uma reflexão a respeito da educação de surdos: um olhar historicista
Douglas Fernando da Silva, Antonia Aparecida Lopes, Tamara Cardoso André
  1. As políticas de educação inclusiva e a formação de professores: uma análise crítica.
Marcos Paulo da Paz Roberto Morais
  1. A educação de surdos em Campina Grande no período de 1971 a 1996
Eleny Gianini, Niédja Maria Ferreira de Lima
  1. O ensino de libras no curso de pedagogia da Unioeste de Cascavel: sua importância e contribuição para a formação do pedagogo
Jane Peruzo Iacono, Thaila Chiapetti
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Luciana Cristina Salvatti Coutinho

Sala: I 2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Ana Claudia Michenko
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. A formação continuada de professores nos centros comunitários de Curitiba (1963-1975)
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
  1. O trabalho e o entendimento de Pedagogia nos discursos de futuros pedagogos: possibilidades para um trabalho com base na Pedagogia Histórico-Crítica?
Carmen Eloísa Berlote Brenner, Taise Tadielo Cezar, Liliana Soares Ferreira
  1. A unidade sensação e percepção para os processos de desenvolvimento humano
Janaina Damasco Umbelino, Margareth Feiten Cisne
  1. Os periódicos acadêmico-científicos do campo da educação nos anos de 1980: em foco a formação de professores
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Jose Luis Sanfelice
  1. Formação, profissionalização e trabalho docente: epistemologia da prática ou da práxis?
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
  1. A profissionalização dos professores brasileiros: uma reflexão teórico-conceitual
Solange Martins Oliveira Magalhães, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro De Souza
  1. Formação e condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil: entre o assegurado e o concretizado
Gilmar Fiorese
         


XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Lucyelle Cristina Pasqualotto

Sala: D3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Adriana Kiçula
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Formação de professores da educação básica brasileira dos anos 2000: análise do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).
Carliani Portela do Carmo, Margarita Victoria Rodríguez, Paolla Rolon Rocha
  1. Diversificação institucional, neotecnicismo e Formação de professores na segunda conjuntura do neoliberalismo de terceira via no Brasil (2007-2014)
Melânia Mendonça Rodrigues
  1. A formação do professor de artes visuais na sociedade capitalista
Janine Alessandra Perini
  1. Modernidade, industrialismo e conhecimento
Leonardo José Pinho Coimbra, Ana Paula Ribeiro de Sousa
  1. A prática docente da educação física e seu papel nas instituições de educação infantil diante da perspectiva histórico cultural
Gilberto Lopes Lerina
  1. Base nacional comum curricular e o ensino de crianças pobres: em defesa de uma educação popular
Rafaela Ferreira dos Santos Mendes Muratt
  1. Formação docente em espaços educacionais inovadores

Blasius Silvano Debald, Daniela Andressa Minuceli de Paiva, Lucélia Regina Kurtz Baes, Fátima Regina Bergonsi Debald

     1  A precarização do trabalho e formação humana a partir dos estudos marxistas
Silvia Alves dos Santos
Luciana dos Santos
  1. A política de formação de professores no Instituto Federal do Paraná: entre a lógica do mercado e do mundo do trabalho
Joelson Juk
  1. Formação de professores: em discussão a gênese e a importância da brincadeira no período pré-escolar
Elvenice Tatiana Zóia, Lucyelle Cristina Pasqualotto, Marcia Cossetin
         


XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Marco Antonio Batista Carvalho

Sala: K1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Marcieli Postal
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. O envolvimento família/escola e o desenvolvimento do aluno
Rosangela Salete Bachini Bornioti, Marco Antonio Batista Carvalho
  1. Filosofia no ensino médio e o seu papel na formação humana
Marcieli Postal, Sebastião Rodrigues Gonçalves
  1. A organização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e seus desdobramentos na formação de alfabetizadores
Marineiva Moro Campos de Oliveira
  1. Formação de professores e o desenvolvimento do trabalho educativo sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica
João Junior Bonfim Joia Pereira, Aline Maestre Polido, Fátima Aparecida de Souza Francioli
  1. Formação de professores em tempos de ‘competências socioemocionais’: uma análise crítica
Adriana Machado Penna
  1. Em defesa da formação e da atuação do professor de arte na escola: ainda não nos damos por vencidos
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
  1. Panorama das Políticas de Formação de Professores no Brasil
Jussara Marquezi, Irani Batista de Araujo
  1. Mercado artístico e formação de professores de artes visuais: uma percepção histórico-crítica
Giovana Bianca Darolt Hillesheim, André Ricardo de Souza
    1. A formação de professores de artes visuais frente à reforma do Ensino Médio - questões para pensar sobre o currículo
Julia Rocha Pinto
       
 
 

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Joceli de Fatima Arruda Sousa

Sala: K2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Thais Fernanda
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Contribuições da pedagogia social para a formação do profissional pedagogo.
Milena da Silva Gorette Castanha, Marli de Fátima Rodrigues
  1. Avaliação de cursos de graduação: uma análise da proposta pedagógica curricular (ppc) do curso de pedagogia da UEPG - 2013-2016.
Marli de Fátima Rodrigues
  1. A formação de professores em Campina Grande-PB: primeiras aspirações acerca da criação da escola normal (1958-1960)
Pâmella Tamires Avelino de Sousa
  1. O PNAIC e suas ações em 2016: um estudo a respeito das contribuições dos formadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Elizabeth Regina Streisky de Farias, Eliza Ribas Gracino
  1. Formação de professores e neoliberalismo no Brasil na década de 1990
Joceli de Fatima Arruda Sousa
  1. A educação na Rússia pós-revolução: de 1917 à 1934
Jacsiane Pieniak, Vanessa Patrícia de Fátima Gregol
  1. Psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica: pressupostos teórico metodológicos no processo de formação do professor
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, Maria José Máximo, Shirley Marques dos Reis de Souza
  1. A psicologia da educação e a formação de professores.
Volmar Duarte, Marcos Wílian da Silva, Rogério Rech
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Berenice Borssoi Juraszek

Sala: D2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Andriele do Nascimento
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. A trajetória dos programas de formação de professores alfabetizadores
Mirian Margarete Pereira da Cruz, Vera Lucia Martiniak, Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues
  1. A relevância da educação no movimento social de pessoas com deficiência visual na perspectiva da Acadevi
Gelcir dos Santos
  1. A sexualidade na formação de professoras/es do curso de formação de docentes
Andréa Regina de Carvalho Gomes
  1. Mídia e educação na contemporaneidade: considerações sobre a Lei 13.415/1
Anderson de Sousa, Mariane Bertonceli
  1. Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica: perspectivas acerca do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no estado do Paraná: possibilidades e contradições no debate das violências e dos direitos humanos
Maria Cristina Elias Esper Stival
  1. Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: formação e pesquisa
Rosane Wandscheer Bortolini, Berenice Borssoi Juraszek
  1. Formação continuada de alfabetizadores: desafios e possibilidades.
Nilvan Laurindo Sousa, Vera Lucia Martiniak
  1. Negação do conhecimento científico: quando a educação está a serviço do capital
Bruna Ramos Marinho
  1. Políticas de formação continuada de professores na perspectiva da inclusão na rede municipal de educação de Curitiba: 2006-2015
Silvia Sofia Scheid da Silva, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Formação de Professores

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Rita Duarte

Sala: F2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Jussara Marquezi
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. A pedagogia e o modo de organização curricular na perspectiva histórico-cultural
Miryan Cruz Debiasi, Ademir Damazio
  1. Educação matemática em tempos de pós-modernidade.
Robson André Barata de Medeiros, Janeisi de Lima Meira
  1. Pedagogia histórico-crítica e a formação de professores em artes visuais: inquietações e contribuições de pesquisas
Clarissa Santos Silva, Maristela Müller, Lucas Prestes da Silva, Elisete Moccelin Machado
  1. Base nacional curricular comum: saída conservadora na educação para a crise de acumulação.
Lorene Figueiredo de Oliveira
  1. Um estudo sobre a brincadeira do jogo protagonizado: contribuições à educação infantil
Rejane Teixeira Coelho, Francielle Aparecida da Costa
  1. Educação estética: contribuições para pensar a formação de professores de artes
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
     1. Práxis como horizonte para a formação de professores Maria Flávia Silveira Barboas, César Augusto Rodrigues, Anna Maria Lunardi Padilha
     1. A práxis pedagógica na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica César Augusto Rodrigues, Anna Maria Lunardi Padilha
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) João Carlos da Silva

Sala: F3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Cleonice Marçal
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Educação profissional no MST: uma abordagem na perspectiva da totalidade social
Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Maristela Solda, Fernando José Martins
  1. A experiência coletiva dos secundaristas na reorganização das escolas em SP e a importância da pedagogia histórico-crítica: horizontalidade e resistência
Gabriel Cavallari Cortilho
  1. Os limites e os desafios da educação do campo no território do Sisal – BA, a partir do histórico da efase: uma proposta de estudo à luz do materialismo histórico-dialético
Gracieda dos Santos Araújo
  1. Experiência social de luta pela terra: sujeito e conflito
Cintia Valéria de Mello
  1. A sustentabilidade na sociedade capitalista do século XXI: na perspectiva dos documentários “a história secreta da obsolescência programada” e “criança – a alma do negócio”
Cleonice Marçal
  1. Adolescente em conflito com a lei: história, proteção dos direitos e seu cotidiano escolar
Flaviana Demenech, Regis de Araujo Pinheiro, Carla Melissa Klock Scalzitti
  1. Agricultores “guardiões de sementes” e a [r]existência da agricultura de base ecológica
Regis de Araujo Pinheiro, Flaviana Demenech
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Vanessa Batista de Andrade

Sala: G3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Letícia Keller
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Trabalho socialmente necessário e educação politécnica: prática de “projetos especiais" no Colégio Agrícola de Francisco Beltrão/PR
Nara Tatiana Costa Koslovski
  1. Educação em Direitos Humanos e sua aplicabilidade na escola pública: desafios da prática educacional
Zilda Pereira dos Santos Neta Vital
  1. Educação pública e interesses privados (endógenos e exógenos) – processo de privatização e conflitos entre classes
Vanessa Batista de Andrade
  1. Movimentos educativos populares, movimentos sociais camponeses: relação entre trabalho e educação no capitalismo.
Kelyana da Silva Lustosa, Maria do Socorro Silva
  1. Ações afirmativas e educação pública: uma análise das cotas raciais a partir da Lei 10.639/03
Rosangela de Lima
  1. O trabalho como princípio educativo na escola única do trabalho pós-revolução Russa de 1917
Valter de Jesus Leite, Liliam Faria Porto Borges
  1. Apontamentos sobre as origens históricas do Sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985)
Maria Crisneilandia Bandeira de Oliveira
  1. A condição da luta feminina após a Revolução Russa
Leticia Brito Keller
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)  Sebastião Rodrigues Gonçalves

Sala: I 3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Lilian Midori
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. “Apesar de você” [1]: resistência do movimento estudantil na Bahia durante a ditadura civil-militar (1964 – 1985)
Lívia Diana Rocha Magalhães, Mércia Caroline Sousa de Oliveira, Elpídia de Menezes Pires, Fábio Viana Santos
  1. O trabalho como princípio educativo na escola – resistência e luta
Ana Cristina Hammel dos Passos, Tânia Mara de Bastiani
  1. A educação dos trabalhadores: o contraditório a partir de Vigotski
José Luiz Fonseca da Silva Filho
  1. Ciclo de debate feminista: rompendo barreiras em uma universidade tecnológica
Cintia Aparecida Paião, Samira Elaine Lino dos Santos, Daniele Costa Silva
  1. A construção de escolas nos assentamentos da “terra dos marechais”: um foco de resistência
Tânia Mara de Bastiani, Ana Cristina Hammel dos Passos
  1. O grêmio estudantil na escola pública: gestão democrática e conscientização política
Lilian Midori Takahashi Bausewein
  1. O campo brasileiro: perspectivas da juventude rural concluinte da educação básica
Gracialino da Silva Dias
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação

DATA: 04  de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Sebastião Rodrigues Gonçalves

Sala: G2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Marcieli Postal
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Trabalh e Educação: apropriações conceituais sobre a tecnologia e o determinismo tecnológico
Nilo Silva Pereira Netto
Domingos Leite Lima Filho
  1. A (in) existência de um projeto educacional para os negros quilombolas no Paraná: do império a república
Lucia Mara de Lima Padilha
  1. Breve história das lutas dos trabalhadores em educação no Maranhão (1985-1989)
Vanessa Amorim Dantas
  1. Jovens Aprendizes: análise de experiência no programa de aprendizagem
Sânia Nayara da Costa Ferreira
  1. O processo de ocupação das escolas estaduais de Dois Vizinhos: relações entre educação, movimento social e luta contra-hegemônica na sociedade capitalista
Jaqueline Antonello
  1. Trabalho docente do professor de educação física escolar na era do Toyotismo: elementos para reflexão
Patrícia Menezes dos Santos
  1. Fatores que influenciam a intenção de permanência ou saída dos jovens da propriedade familiar rural
Andreia Aparecida Detogni, Yolanda Zancanella
  1. Produção da C,T&I e o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos pelos trabalhadores: elementos em disputa
Marcos Aurelio Schwede
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Movimentos Sociais, Lutas de Classes, Trabalho e Educação

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Silvia Alves dos Santos

Sala: I 2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Katiane do Nascimento
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. O movimento estudantil belenense em 64-65 frente a instauração do golpe militar.
Rodrigo Mira do Nascimento, Maria José Aviz do Rosário
  1. A educação brasileira na mídia dos anos 1990: estudos iniciais
Viviane Cardoso da Silva
  1. A partir dos processos de redemocratização da educação na América Latina como se apresentam as concepções de educação dos movimentos sociais: MST e Zapatismo
Maristela Solda, Fernando José Martins, Noemi Ferreira Felisberto Pereira
  1. Análise da oferta do ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio na rede estadual do estado do Espírito Santo: apontamentos iniciais
Jaqueline Ferreira de Almeida, Marcelo Lima
     1  A precarização da formação continuada de professores da educação básica
         no Paraná
Karina Lane Vianei Ramalho de Sá Furlanete
Silvia Alves dos Santos
  1. Precarização do trabalho e as expectativas de valorização do professor da educação básica
Isabela Aparecida Rodrigues Costa, Silvia Alves dos Santos
  1. Análise crítica das narrativas docentes: implicações das concepções sobre trabalho na educação infantil
Mariane Bertonceli, Suely Aparecida Martins
     1. A luta pela história: o antigo território guarani na perspectiva memória dos velhos   Paulo Humberto Porto Borges
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Pedagogia Histórico-Crítica

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Liliam Faria Porto Borges

Sala: F4

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Nataly Lemes Valdez
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Fundamentos teóricos e práticos da pedagogia histórico crítica: contribuições para formação continuada de professores
Silvana Lazzarotto Schmitt
  1. O corpo na educação infantil: um elemento importante no trabalho educativo sob a perspectiva histórico-crítica
Taira Sanches Rabal, Jacqueline Daniele França de Almeida, Marta Silene Ferreira Barros, Dayanne Vicentini, Marta Silene Ferreira Barros
  1. O conceito de homem na visão da pedagogia histórico crítica: análises e fundamentos que subsidiam a prática do professor
Dayanne Vicentini, Marta Silene Ferreira Barros, Taira Sanches Rabal, Jacqueline Daniele França de Almeida
  1. A pedagogia histórico-crítica e os desafios da prática do professor da educação infantil
Jacqueline Daniele França de Almeida, Taira Sanches Rabal, Dayanne Vicentini, Marta Silene Ferreira Barros
  1. Vigotski e a construção de uma educação socialista
Gabriele Ferreira Bankow, Liliam Faria Porto Borges
  1. O gênero discursivo canção: o rap como possibilidade histórico-crítica
Nataly Lemes Valdez
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Pedagogia Histórico-Crítica

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

Sala: G4

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Katiane Santos do Nascimento
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. O conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica
Carolina Góis Ferreira
  1. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar
Katiane Santos do Nascimento
  1. A socialização do saber elaborado e a contribuição da pedagogia histórico-crítica
Clarice Simão Pereira, Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
  1. Conhecimento e luta de classes: o papel da educação escolar na sociedade capitalista
Hellen Jaqueline Marques
  1. Contribuições da pedagogia histórico-crítica nas pesquisas em educação matemática

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Patrícia Sândalo Pereira, Kely Fabricia Pereira Nogueira, Edinalva da Cruz

Teixeira Sakai

  1. O ensino da arte no contexto da pedagogia histórico-crítica para a educação infantil
Emely Magnani, Nilo Silva Pereira Netto
  1. Materialismo y educación en America Latina: la pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani
Hander Andrés Henao
  1. Pedagogia histórico-crítica na educação infantil?! Uma aproximação
Tatiane Mateus
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Pedagogia Histórico-Crítica

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Desiré Luciane Dominschek

Sala: K 1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Leonete Dalla Vecchia Mazaro
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Pedagogia histórico-crítica na rede municipal de educação de Itaipulândia/PR (2004-2016)
Eliane Viana, Paulino José Orso, Julia Malanchen
  1. Educação escolar e universalização da cultura: resgate dos conhecimentos científicos produzidos no continente africano e suas possíveis contribuições para o avanço do conceito de clássico na PHC
Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice, Cleide Diamantino Lopes
  1. O uso das novas (e velhas) tecnologias na alfabetização: contribuição para uma abordagem histórico-crítica
Rebeca Pizza Pancotte Darius, Francisco José Carvalho Mazzeu
  1. O ensino para crianças de 2 a 3 anos de idade na perspectiva histórico-crítica
Susyane Katlyn Thum de Souza
  1. Pedagogia histórico-crítica e o currículo do município de Cascavel: implantação, implementação e efetivação
Leonete Dalla Vecchia Mazaro, Paulino José Orso
  1. Em defesa da pedagogia histórico-crítica e da emancipação da prática docente
Desiré Luciane Dominschek
  1. Pedagogia histórico-crítica, alfabetização e revolução: alguns apontamentos
Francisco José Carvalho Mazzeu
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Pedagogia Histórico-Crítica

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Antonio Leonan Alves Ferreira

Sala: K 2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Nayara Roteski
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Pedagogia histórico-crítica e sua fundamentação
Nayara Roteski, Dhyovana Guerra, Paulino José Orso
  1. A educação física e a pedagogia histórico-crítica: esforços aproximativos
Vicente Cabrera Calheiros
  1. Educação escolar, saber objetivo e sociedade
Antonio Leonan Alves Ferreira
  1. Educação, liberdade e realização humana: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica
Robson Machado
  1. Pedagogia histórico-crítica: contexto, fundamentos teórico-metodológicos e teleologia
Kassia Camila Gonçalves, Paulino José Orso
  1. Pedagogia histórico crítica: a importância do estudo dos clássicos para o desenvolvimento do homem social
Debora Cristine Trindade Zank
  1. Pedagogia histórico-crítica e ensino médio integrado: uma articulação possível?
Camila Castello Branco de Almeida Porto
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Pedagogia Histórico-Crítica

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Juliana Aparecida Poroloniczak

Sala: D3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Caiane de L. Pacheco
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Vigotsky: O papel do conhecimento no desenvolvimento do sujeito social
Isabela do Couto Torres
  1. História, cinema e literatura: contribuições do/para o trabalho pedagógico na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Fábio Alexandre Tardelli Filho, Luciana Cristina Salvatti Coutinho
  1. Trabalho e alfabetização: entrecruzamento necessário ao processo de emancipação humana
Juliana Aparecida Poroloniczak, Silvana Galvani Claudino Kamazaki, Francisco José Carvalho Mazzeu
  1. Escolas multisseriadas e a pedagogia histórico-crítica: início de uma reflexão
Klívia de Cássia Silva Nunes, Maria Cristina dos Santos Bezerra
  1. Pedagogia histórico-crítica: "professores de todo mundo, uni-vos!"
Elisângela Batista
  1. O método marxista e suas contribuições e relações com a pedagogia histórico-crítica
Tássia Lima de Camargo, André Paulo Castanha
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Prática de Ensino

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Fátima Aparecida de Souza Francioli

Sala: I 4

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Caroline Schereder
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Estado moderno na disciplina de sociologia na educação básica: uma análise a partir de livros didáticos
Guilherme Fernando Schnekenberg, Alana Lemos Bueno, Sabrina César Freitas
  1. Atividades de sensibilização fonológica e suas contribuições com a cultura oral e escrita
Carla Melissa Klock Scalzitti, Flaviana Demenech
  1. A pedagogia histórico-critica e a teoria histórico-cultural na produção científica do Endipe de 2008
Dhyovana Guerra, Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi
  1. O panorama da família no processo de ensino aprendizagem de um centro educacional infantil do interior do Amazonas
Ingrid Brilhante da Silva, Adriano Medeiros da Costa, Jeferson Azevedo Fuziel, Elizandra Garcia da Silva
  1. Considerações sobre a aprendizagem do conceito da subtração contribuições da teoria histórico-cultural
Nilza Marcia Mulatti Silva, Fátima Aparecida de Souza Francioli, Tânia Marli Rocha Garcia
  1. A prática pedagógica e a evasão na educação de jovens e adultos
Maria Helena da Costa Bianchi, Marcia Borin da Cunha
  1. Aproximações entre a concepção de avaliação formativa e a organização didática de Gasparin para a pedagogia histórico-crítica
Reginaldo Aparecido de Oliveira
  1. A prática como componente curricular: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica
Ângela Maria Silveira Portelinha, Jaqueline Antonello
  1. Contribuições da psicologia histórico-cultural para as práticas de ensino
Eliane de Araujo Teixeira, Silvana de Fátima dos Santos, Claudinei Frutuoso
  1.  Pedagogia histórico-crítica e a modelagem matemática na educação matemática: uma aproximação e relato de uma atividade de aplicação de derivadas.

Marcos Willian da Silva Santos, Volmar Duarte, Rogério Rech

         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Prática de Ensino

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Janaina Damasco Umbelino

Sala: F 3

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Letícia Keller
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Bonecas Abayomi: Uma forma lúdica de ensinar
Juliana Machiner Buraicko
  1. A brincadeira de boi-bumbá nas escolas municipais de
Elma Lima Viana, Elizandra Garcia da Silva
  1. O ciclo hidrológico no ensino e aprendizagem de geografia no 6° ano do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli
Daiane Peluso, Geliane Toffolo
  1. Conceitos teóricos acerca da aprendizagem infantil para a psicologia histórico-cultural
Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Elaine Cristina Freitas Veiga
  1. Cidadania e humanização: um olhar crítico na educação de Foz do Iguaçu

Blasius Silvano Debald, Fátima Regina Bergonsi Debald, Lucélia Regina Kurtz Baes, Daniela Andressa Minuceli de Paiva

  1. A revolução russa de 1917 e a fundamentação da teoria histórico-cultural: contribuições no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Tamara Cardoso André, Cleonice Marçal
  1. A roda de conversa como gênero discursivo
Marcia Bertonceli
      1. O papel do texto escolar no empobrecimento do conteúdo didático Janaina Silva de Oliveira
  1. Desenvolvimento da criança na educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
Fernanda Maeli Tartari Rios, Janaina Damasco Umbelino
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

História e Historiografia da Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) André Paulo Castanha

Sala: D 4

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Gisleide P. de Lima
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Baixo índice de frequência escolar na Província do Paraná entre os anos de 1854 a 1871: fatores geradores
Denize Naiara Santi, André Paulo Castanha
  1. A Subversividade em Paulo Freire e as Ditaduras Militares no Brasil e na Argentina

Rogério Rech,

André Paulo Castanha

  1. Fontes para a história da educação no norte pioneiro paranaense: um inventário dos cursos e escolas normais (1938-1971)
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
  1. Ações afirmativas na sociedade de classes: limites e possibilidades
Claudio Oliveira Furtado
  1. Os royalties de Itaipu na educação básica: uma análise preliminar nos municípios lindeiros no Oeste do Paraná (1985-2010)

Juliana Schwaab,

João Carlos da Silva

  1. História e historiografia da educação no Oeste Paranaense: primeiras instituições escolares no município de Toledo/PR (1952-1980)

Sandra Inês Lindner,

João Carlos da Silva

  1. Pensamento Educacional de José Francisco da Rocha Pombo (1857-1933), no Estado do Paraná.
Solange Aparecida de Oliveira Collares
  1. A trajetória de pesquisa do grupo histedbr campos gerais: seu perfil e produção científica

Eliza Ribas Gracino,

Maria Isabel Moura Nascimento,

Rosiane Machado da Silva

           

XIV JORNADA DO HISTEDBR

História e Historiografia da Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: K5

16h30

18h30

 Jose Luis Derisso
MONITOR (A) Beatriz Lizzi
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. O magistério primário na virada do século XIX no Paraná: espaço predominantemente feminino
Loraine Lopes de Oliveira, Vera Lucia Martiniak
  1. Educação e sociedade: um estudo no município de Itaituba-PA, durante o período econômico extrativista mineral

Carolina Whitaker Pescaria,

Anselmo Alencar Colares

  1. Profissionais da educação no Paraná: legislação e realidade escolar
Éverton Josimar de Oliveira
  1. Análise comparada dos métodos franciscanos e jesuíticos no contexto colonial
Tania Conceição Iglesias
  1. Aspectos históricos sobre as escolas rurais multisseriadas de Brancisco Beltrão – PR (1940 – 1960): o papel da cango e do município como mantenedores
Carla Cattelan
  1. A revista “a Escola” e o primeiro congresso de professores públicos do Paraná (1910): legitimação das ideias liberais.

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi,

Maria Isabel Moura Nascimento

  1. Pensamento católico no Brasil no contexto das décadas de vinte e trinta do século XX
Aline Christine de Souza, Jose Luis Derisso
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

História e Historiografia da Educação

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: F5

16h30

18h30

Maria Cristina Gomes Machado
MONITOR (A) José Vytor M. Silva
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. No desenclausurar da I República à atuação de Erasmo Pilotto e Lourenço Filho: divergência ou simetria no pensamento pedagógico filosófico para a educação rural
Isabel Castilho Palhano, Altair dos Passos
  1. O ideário republicano e a propagação da educação durante a Primeira República (1870 a 1930).
Jorge Uilson Clark
  1. O liberalismo clássico e a função da educação escolar: breves reflexões
Aline Cristina Schram
  1. Os ideais do manifesto dos educadores mais uma vez convocados (1959) e o engajamento teórico de Roque Spencer Maciel de Barros

Gizeli Fermino Coelho, Raquel dos Santos Quadros,

Taís Renata Maziero Giraldelli,

Maria Cristina Gomes

  1. “A obra inadiável”: o patronato São Bento (1960-1969)
Márcia Spadetti Tuão da Costa
  1. Florestan Fernandes e a defesa da escola pública (1940-1961)
Vívia de Melo Silva
  1. Pesquisas sobre instituições escolares: um balanço da produção nas universidades paranaenses (2008-2016)

Francielle Aparecida Garuti de Andrade,

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo

  1. As origens da educação escolar em Uniflor (PR) na década de 1950
Rodrigo Pinto de Andrade, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR: EIXO:

História e Historiografia da Educação

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: G 3

16h30

18h30

 Vera Lucia Martiniak
MONITOR (A) Lilian Midori
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

 
  1. Reconstrução histórica das instituições escolares públicas rurais no município de Ponta Grossa – PR (1900-1950)
Ronir de Fátima Gonçalves Rodrigues, Vera Lucia Martiniak, Mirian Margarete Pereira da Cruz  
  1. A constituição das escolas de imigrantes e a expansão do ensino público no Paraná
Vera Lucia Martiniak  
  1. Educação e ensino medievais – contribuição de Hugo de São Vítor (1096-1141): didascálicon da arte de ler

Aureci Santos Torres da Silva,

Conceição Solange Bution Perin

 
  1. Nadezhda Krupskaia: uma estrela vermelha.
Samantha Lodi-corrêa, Mara Regina Martins Jacomeli  
  1. Pedagogia histórico-crítica, início e Desenvolvimento
Jaqueline Rodrigues da Silva  
  1. Livros, compêndios e manuais ginásticos: o currículo escrito na história da Educação Física brasileira (1882-1908)
Ribamar Nogueira da Silva  
  1. Exigências para contratação de professores na legislação da educação nacional: o “notório saber” em questão

Maria Cristina Gomes Machado,

André de Souza Santos

 
           

XIV JORNADA DO HISTEDBR

 História e Historiografia da Educação

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: I 3

16h30

18h30

Sandra Tonidandel

MONITOR (A)

Jucirlei dos Santos

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

 
  1. Os significados sociais conferidos ao trabalho do coordenador pedagógico: a construção de sua função nas tramas da história da educação brasileira

Lana Cristina Barbosa de Melo,

Clarice Gonçalves Rodrigues Alves,

Virginia Marne da Silva Araújo dos Santos,

Bruna Ramos Marinho

  1. Os grupos escolares e a institucionalização da educação primária no Norte Pioneiro do Paraná (1910-1971)
Flávio Massami Martins Ruckstadter
  1. Dermeval Saviani: o precursor da pedagogia histórico-crítica
Sandra Tonidandel
  1. Contextualização entre as ideias dos livros: pequena introdução a filosofia da educação, pedagogia do oprimido e escola e democracia

Raquel Walerius,

Rogério Rech

  1. Educação profissional: novas perspectivas fundamentadas na pedagogia socialista de Pistrak
Kelli Damer Pogorzelski, Suely Aparecida Martins
  1. O conceito de infância ao longo da história
Adriana Rodrigues
             

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Marxismo, Educação e Revolução

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: D 4

16h30

18h30

 Maria Cristina dos Santos Bezerra
MONITOR (A) Marcia Aparecida Stumpf
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. As três edições das Associações Internacionais dos Trabalhadores (ait)
Sandra Regina Severo Kasper
  1. Um contrassenso: democracia e comunismo
Marcia Aparecida Stumpf, Sebastião Rodrigues Gonçalves
  1. A alienação na educação
Edilson Ferreira Bucker, Saulo Rodrigues de Carvalho
  1. Educação socialista e educação empreendedora: em foco a discussão sobre as possibilidades de emancipação humana
Aleir Ferraz Tenório
João Luiz Gasparin
  1. Antón Makarenko e a construção de uma teoria pedagógica a partir da práxis educativa: a educação do homem socialista

Leiliane Aparecida Alcantara Felix,

João Luiz Gasparin

  1. Os saberes sobre a educação revolucionária: aproximações entre a educação do MST e a educação soviética
Luciana Vedovato, Fernando José Martins
  1. Pedagogia socialista russa: das propostas e experiências escolares às dimensões educativas
Franciele Soares dos Santos
  1. Manacorda e Mészáros: convergências e divergências sobre o papel da educação no processo de manutenção ou superação da sociedade de classes
Sergio Antonio Zimmer, André Paulo Castanha
  1. A formação humana na literatura de Jorge Amado: apontamentos sobre “O mundo da paz”
Juliana Gonçalves Gobbe, Leandro Sartori Gonçalves
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Marxismo, Educação e Revolução

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: F 4

16h30

18h30

 Marcelo Gomes
MONITOR (A) Beatriz Martins de Oliveira Lizzi
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

 
  1. Revolução e Educação Politécnica: Contribuições de Moisey Pistrak

Vitor Bemvindo,

Cosme Leonardo de Almeida Maciel

 
  1. A cultura e a arte na revolução russa
Elizandra Garcia da Silva  
  1. Educar para o trabalho ou educar para a emancipação: o dilema da educação socialista na Rússia pósrevolução
Marcelo Gomes  
  1. Circo e revolução: arte e educação proletária na cena russa no início do século xx

Gláucia Andreza Kronbauer,

Maria Isabel Moura Nascimento

 
  1. A relação entre a teoria do valor em Marx e a questão dos valores
Jorge Cleber Teixeira Neves  
  1. A união trabalho e ensino na Rússia revolucionária
 
Iziane Silvestre Nobre
 
      1. O contexto histórico da Rússia nas revoluções de 1905 e 1917.
 Beatriz Martins de OliveiraLizzi
Julia Malanchen
 
           

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Marxismo, Educação e Revolução

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: F 5

16h30

18h30

Cláudio Eduardo Felix dos Santos

MONITOR (A) Loisa Apª F. Proença

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Conurbações político-acústicas na educação: o modal, o tonal e o atona

Ulisses Matheus Felipe Pessoa,

Kathelyn Kalyna Belli

  1. Aproximações ao debate sobre concepção de cultura nos primeiros anos da Revolução Russa (1917 a 1932): Lenin, Trotsky e o Proletkult
Cláudio Eduardo Felix dos Santos
  1. A Atualidade da Revolução Cubana
Joao Carlos de Campos
  1. O debate sobre Escola Politécnica nos anos iniciais da exoeriência socialista na União Soviética
Elaine Cristina Melo Duarte
Leandro Sartori Gonçalves
Marta Loula Dourado Viana
  1. PCB e a luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1946-1964

Marta Loula Dourado Viana,

José Claudinei Lombardi

  1. Arte e educação: contribuições para uma leitura materialista e dialética dos processos de avaliação da aprendizagem
Marasella Del Cármen Silva Rodrigues Macedo, Eulálio Ramos Soares Júnior
  1. O conceito de sujeito emancipado no pensamento teórico-prático de Leon Trotsky (1879-1941): cultura, arte e educação.
Paulo Edyr Bueno de Camargo
  1. A mulher operária e camponesa e sua emancipação como obra da revolução proletária
Rosineide Fabricio
     1. A Concepção de Estado no marxismo brasileiro: algumas leituras de Décio Saes Kathelyn Kalyna Belli, Gislaine Buraki, Ulisses Matheus Felipe Pessoa
         


XIV JORNADA DO HISTEDBR

Marxismo, Educação e Revolução

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)

Sala: G 4

16h30

18h30

Jose Luis Derisso
MONITOR (A) Fernanda Morais
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. A vinculação possível entre política institucional, luta de classes e educação do proletariado

Jose Luis Derisso,

Rita de Cássia Duarte

  1. Pedagogia revolucionária como unidade dialética entre práxis criadora e práxis reiterativa: uma réplica ao ceticismo de Ivo Tonet.
Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
  1. Educação e marxismo no contexto do movimento Escola sem Partido
Moacyr Salles Ramos, Ana Cecília Santoro
  1. Teoria marxista da educação: contribuições de Bogdan Suchodolski
Suely Aparecida Martins, Franciele Soares dos Santos
  1. Educação e revolução: o debate educacional na Rússia Revolucionária (1917-1930)
Cezar Ricardo de Freitas
     1. Sobre a necessidade do partido para a educação das massas na perspectiva revolucionária: uma reflexão sobre a influência do rivisionismo na luta de classes no Brasil Luiz Carlos de Freitas
     1. Luta de classes e resistência à ditadura militar: é um mito ou o protagonismo estudantil? Ivan Akselrud de Seixas
               

XIV JORNADA DO HISTEDBR

Questões Teórico-Metodológicas da História da Educação

 DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS
LOCAL INÍCIO TÉRMINO

COORDENADOR (A)

Rodrigo Sarruge Molina

Sala: K 4

16h30

18h30

MONITOR (A)

Pâmella M. D. Desidério

TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

APRESENTADOR(ES)

  1. Contribuições Marxistas para a pesquisa sobre História das Instituições Escolares
Margarita Victoria Rodrígues
Hellen Caroline Valdez Monteiro
Paolla Rolon Rocha
 
  1. História das instituições escolares: a contribuição do método materialista histórico dialético
Rodrigo Sarruge Molina
  1. Pesquisa sobre história de intelectuais na perspectiva do materialismo histórico dialético
Maria Cristina Gomes Machado
Mario Borges Netto
Eixo: História e Historiografia da Educação  
  1. Sociedade, estado e educação no discurso dos intelectuais dos séculos XVI à XX
José Ricardo Skolmovski da Silva
  1. Projetos de nação e educação em Azeredo Coutinho
Felipe Borges Pache
  1. Processos de escolarização em Duque de Caxias: primeiras notas

Cristiane Dias Nunes de Araújo,

Renata Spadetti Tuao,

Márcia Spadetti Tuão da Costa

    1. Campanha nacional pelo direito à educação no Brasil: fundamentos
        teóricos do plano de concertação nacional
Renata Spadeti Tuao
Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)Maria de Fátima Rodrigues Pereira

Sala: F1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Jucirlei dos Santos
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Políticas Educacionais e indicadores de
    aprendizagem: Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia-Saero
Diex da Silva Souza, Claudinei Frutuoso
  1. Bacharelados interdisciplinares em Ciência e Tecnologia no contexto do REUNI
Edevania Trevizan, Magela Reny F. Gómez
  1. MP 746 e a desconstrução da licenciatura: estudo
    sobre a precarização do trabalho docente
Saulo Rodrigues de Carvalho, Marcia Helena Domingues Camargo
  1. Educação (em tempo) integral em Mato Grosso do Sul
Solange Izabel Balbino, Sônia da Cunha Urt
  1. Políticas de assistência ao estudante das
    instituições federais de ensino em seu ciclo da produção dos textos
Izaias Costa Filho, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
  1. Educação em tempo regular e Educação em tempo integral: análise comparada do desempenho escolar dos alunos de terceiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Salete Maria Mengarda, Marco Antonio Batista Carvalho
  1. Prova Brasil de Língua Portuguesa do 9° ano:
    concepção de linguagem e de reflexão linguística
Solange Marilene Melchior do Prado
  1. O Ensino Médio no Pará e as interfaces com a
    Politica de Educação Integral brasileira
Tania Castro Gomes, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
  1. Educação visando a qualificação do estudante para
    trabalho
Messias da Silva Moreira
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)Rita de Cássia Duarte

Sala: G1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Loisa Apª Ferreira Proença
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Reforma do Estado, precarização do trabalho
    docente e o desencanto com a profissão
Rita de Cássia Duarte, Jose Luis Derisso
  1. A evasão na EJA: reflexões sobre sua implicação na emancipação dos indivíduos
Solange Rodrigues Tomim, Marco Antonio Batista Carvalho
  1. Evasão, docência e expansão da Educação Superior
Vanice Schossler Sbardelotto, Liliam Faria Porto Borges
  1. Referencial Curricular Nacional para as escolas
    indígenas: análise do Projeto Político Pedagógico
    de uma escola na costa Oeste do Paraná
Viviane Grzechota Selzler
  1. O trabalho do pedagogo no Estado do Paraná: da função supervisora ao professor pedagogo
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
  1. O adolescente autor de ato infracional e a
    educação da juventude da classe trabalhadora no
    estado burguês
Manuela Soares Silveira, Fabiane Santana Previtali
  1. Projeto de Lei da Reforma Universitária: o público e o privado nas reformas para a educação superior no governo Lula
Priscilla Gama Cardoso
  1. Precarização do trabalho docente, na dinâmica do
    capitalismo contemporâneo
Viviana Patrícia Kozlowski Lucyk
  1. Caminhos da Educação Infantil: entre o direito e o negócio
Naara Queiroz de Melo
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A)Denise Rissato

Sala: I1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Fernanda Morais da Silva
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Parcerias institucionais e qualificação docente: um
    relato de experiência do doutorado
    interinstitucional em políticas publicas e formação
    humana - UERJ/UNIOESTE
Janaina Aparecida de Mattos Almeida, Denise Rissato
  1. Expansão do ensino superior na Universidade Federal do Maranhão e o processo de interiorização
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra
  1. A descentralização das Políticas Educacionais e sua relação com a reforma do Estado na década de 1990
Veronice Alves de Souza
  1. Políticas de Educação às pessoas privadas de
    liberdade: normativas e legislações
Marta Cossetin Costa, Ireni Marilene Zago Figueiredo
  1. Estado e Políticas Educacionais: a educação para a
    cidadania como dimensão da emancipação política
Joao Mendes da Rocha Junior
  1. A periodização do desenvolvimento e a importância do ensino de Arte na adolescência: contribuições da Psicologia Histórico-cultural no contexto de reforma do Ensino Médio
Juliana Oliveira Leitão
  1. Mecanismos de indução de políticas nas redes
    municipais de ensino do Ceará: um estudo do repasse do ICMS e do prêmio Escola Nota Dez
Felippe Gonçalves Valdevino, Andréia Ferreira da Silva
  1. Estado e Políticas Educacionais: a formação
    docente em nível médio frente a um ordenamento
    jurídico burguês
Francielly Cristina Wisnievski Trelha Leite, Adair Angelo Dalarosa, Marta Regina Coppe
  1. Todos pela Educação: uma análise da qualidade na
    retórica pós-moderna
Marcilene Rodrigues, Adriana Machado Penna
     1. Políticas educacionais para inclusão de mulheres no mercado de trabalho da área de exatas
Cristina Santos
Daisy Laraine Moraes de Assis
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 03 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Mara Regina Martim Jacomeli

Sala: D2

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Pâmella M. D. Desidério
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Educação e luta de classes: as contribuições de
    Gramsci para a análise das reformas educacionais
    em curso na particularidade brasileira
Débora Villetti Zuck, Magali Aparecida Pereira, Sandra Maria Barros Alves Melo
  1. O Plano Nacional de Educação (2014-2024):
    contradições e desafios econômico-político ideológicos
Antonio Carlos de Souza
  1. Políticas Públicas de Avaliação na Educação Básica: desdobramentos na prática pedagógica
Marijane Zanotto, Ana Paula Melnechem de Mattos dos Santos
  1. Política de expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios para a implantação do Programa Nacional de Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Jorge Luis Davila
  1. As políticas sociais no Brasil e a concepção de qualidade da educação presente no Plano Nacional de Educação Lei 13.005/2014
Lidia Maria Lopes Assis
  1. Estado e políticas educacionais: uma análise a partir de Marx (2010) e Bauer (2012)
Marta Regina Coppe, Francielly Cristina Wisnievski Trelha Leite, Adair Angelo Dalarosa
  1. A reforma do Ensino Médio e a concepção restrita de formação humana
Denise Camargo Gomide, Mara Regina Martim Jacomeli
  1. Felipe Tiago Gomes e a política de criação dos “ginásios gratuitos” no Brasil, na primeira metade dos anos de 1950
Daisy Laraine Moraes de Assis, Luciano Lima Souza, Lívia Diana Rocha Magalhães
      1  Gestão democrática na escola básica: a experiência da escola municipal
          Barro Branco como um projeto contra-hegemônico

Idilea Thomaz de Aquino Pereira, Danielle Soares de Almeida, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves

  1. Impactos da nova gestão pública no cenário
    educacional brasileiro
Leoclécio Dobrovoski Silva Pereira
Fabiane Santana Previtali
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Marcia Cossetin

Sala: D1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) José Vytor M. Silva
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Estado e Políticas Educacionais: reflexões críticas acerca do texto “uma solução liberal para o
    problema da educação no Brasil” (instituto liberal)
Leônidas Melo Santos
  1. Políticas Públicas e Políticas Educacionais
Greice Jurema de Freitas Goch, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
  1. O Programa Ensino Médio Inovador/jovem do futuro em escolas do Ensino Médio de Belém
Jhanielly Gonçalves Barbosa, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
  1. A PEC 55 (Proposta de Emenda Constitucional 55) e seus impactos sobre as conquistas educacionais da Constituição Federal de 1988
Fabiana de Cássia Rodrigues
  1. O direito à educação nas constituições brasileiras: aspectos conceituais e históricos
Käite Zilá Wrobel Luz
  1. Direitos violados: dificuldades de aprendizagem em crianças vítimas de violência
Katiucia de Oliveira Peres, José Carlos dos Santos, Rodrigo Zini
  1. Em defesa da formação humana integral sob a égide do princípio constitucional dignidade da pessoa humana
Crislaine Matozinhos Silva Modesto
  1. Formação e participação política a partir das
Lidiane Cossetin Alves, Lucas Teixeira Bernardo, Marcia Cossetin
  1. As legislações educacionais para a Educação

Infantil e o brincar: ausências reveladoras

Jana Prestes Lorensi Ardanaz, Marcia Cossetin
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Marcio Magalhães da Silva

Sala: F1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Gisleide P. de Lima
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Campanha nacional pelo direito à educação no
    Brasil: fundamentos teóricos do plano de
    concertação nacional
Renata Spadetti Tuao, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
  1. Políticas educacionais no período da ditadura civil-militar: linguagem ideológica e reedificação da memória moral do trabalho
Estácio Moreira da Silva, Gilneide de Oliveira Padre Lima, Tatiane Malheiros Alves, Lívia Diana Rocha Magalhães
  1. O juízo moral taylorista/fordista como elemento da
    educação empresarista no Brasil durante a guerra
    fria
Adnilson José da Silva
  1. Fundamentos históricos da atuação do partido do
    capital na defesa do direito à educação na América
    Latina
Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Nivea Silva Vieira
  1. Desafios da formação do jovem trabalhador no
    contexto das políticas neoliberais: aproximações
    entre Brasil e Portugal
Cílson César Fagiani, Fabiane Santana Previtali
  1. Reforma do Estado, trabalho docente e
    qualificação em Minas Gerais/Brasil (2000-2015)
Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani
  1. A ampliação do tempo escolar no Brasil e a
    Pedagogia política do Centro de Educação, Cultura
    e Ação Comunitária
Nivea Silva Vieira
  1. Regulação da Educação: a relação entre Estado e
Mônica Martins de Oliveira
  1. Revolução e contrarrevolução: o controle do
    desenvolvimento afetivo nas Políticas Públicas
    Educacionais brasileiras
Jéssica Bispo Batista, Marcio Magalhaes da Silva
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) João Carlos da Silva

Sala: G1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Everson Santos de Matos
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Anísio Teixeira e Navarro de Britto: a educação na Bahia entre o desenvolvimentismo, a repressão e a continuidade
João Carlos da Silva, Lívia Diana Rocha Magalhães, Maria Cristina Nunes Cabral Teixeira, Daniela Moura Rocha
  1. Contribuição ao estudo de juventude e luta de classes
Marcio Bernardes de Carvalho
  1. Uma análise do contexto do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio no âmbito das reformas educacionais no Brasil
Márcia Sabina Rosa Blum
  1. A Evasão Escolar: uma perspectiva dos atendimentos do Conselho Tutelar Regional Leste de Cascavel/PR
Monica Andressa Silveira
  1. O caráter profissionalizante do Ensino Médio: a marca da subalternidade na sociedade de classes no Brasil
Joice Estacheski
  1. Análise do Programa Nacional do Livro Didático: implicações para a formação
Julie Akemi Tobias Tsukuda, Maria Terezinha Bellanda Galuch
  1. Considerações sobre os impactos da articulação
    entre o empresariado e o PRONATEC no município de Paranaguá-PR
Ubiratan Augusto Domingues Batista
  1. As reformas educacionais dos anos 1990:
    aproximações da realidade Brasil e Paraguai
Luiza Franco Duarte
  1. Os possíveis impactos das Políticas de Formação de Professores da Educação Básica via universidades na precarização e proletarização do trabalho do docente da Educação Superior
Zuleika Aparecida Claro Piassa
     1. Do Fordismo/Taylorismo ao Toyotismo: indagações sobre a relação entre o mundo do trabalho e a educação
Danielle Neves dos Santos
Ubiratan Augusto Domingues Batista
         

XIV JORNADA DO HISTEDBR

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DATA: 04 de maio de 2017

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL INÍCIO TÉRMINO COORDENADOR (A) Rosane Toebe Zen

Sala: I 1

16h30

18h30

 
MONITOR (A) Thais Fernanda
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO APRESENTADOR (ES)
  1. Ensino secundário e formação profissional:
    configurações e tendências políticas em Portugal a
    partir da década de 1990
Eliana Claudia Navarro Koepsel, Angela Mara de Barros Lara
  1. ONGs: instrumento de privatização da escola pública
Roberto Alves Simões
  1. Diretrizes Pedagógicas da ampliação do horário e espaço escolares no município de Londrina – PR (2012-2015): base construtivista e
    esvaziamento teórico
Edmilson Lenardao, Maria Terezinha Bellanda Galuch
  1. As Diretrizes Educacionais para a formação do
    trabalho simples: uma análise das políticas públicas para o ensino de leitura
Fernanda Gonçalves de Laia, Fabrício Fonseca da Silva
  1. Reforma curricular do Ensino Médio brasileiro: uma política de classe
Claudio Fernandes da Costa
  1. Agentes e agências e o novo modelo de gestão
    escolar na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Fabrício Fonseca da Silva, Fernanda Gonçalves de Laia
  1. Política Nacional de Educação Especial na
    perspectiva da Educação Inclusiva e formação
    humana: uma análise a partir dos documentos legais
Keli Simões Xavier Silva, Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Keila Cardoso Teixeira
  1. A avaliação da Educação Básica no Brasil: algumas críticas à lógica mercadológica
Rosane Toebe Zen, Maria Cristina da Silveira Galvan Fernandes