Palestrantes

Amanda Peregrine Primo

QUALISEG Consultoria e Treinamento em Alimentos

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Marília (2002), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Atualmente é diretora da QUALISEG, empresa de Consultoria e Treinamento em Alimentos.

André Ricardo de Lima Damásio

Universidade Estadual de Campinas

André R. L. Damásio é graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e obteve o título de Doutor em Bioquímica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Parte do Doutorado foi realizado junto ao "Department of Microbiology and Molecular Genetics" na Oklahoma State University, OK, USA e parte junto ao "Institute of Catalysis and Petrochemistry / CSIC", Madri, Espanha. Fez Pós-Doutorado e foi Jovem Pesquisador no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Campinas-SP. Atualmente é Prof. Doutor do Dep. de Bioquímica e Biologia Tecidual do IB-UNICAMP e sua linha de pesquisa se concentra no melhoramento de cepas de Aspergillus para a secreção de enzimas alvo e também na função da glicosilação no enovelamento e secreção de enzimas ativas em carboidratos (CAZymes).


Any Elisa de Souza Schmidt Gonçalves

Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e obteve os títulos Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado sanduiche CAPES no Centre de Recherche de l'institut Universitaire de Cardiologie et de Pneumologie e no Institut des Nutraceutiques et des Aliments Fonctionnels (INAF), Université Laval, Québec, Canadá. Atualmente realiza pós-doutoramento em Fisiopatologia Médica no Laboratório de Investigação Clinica em Resistência à Insulina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos funcionais, atividade biológica de compostos bioativos, obesidade e resistência à insulina.


Bruno Filipe Carmelino Cardoso Sarmento

 

Possui doutorado em Farmácia pela Universidade do Porto (2007). Atualmente é professor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Gandra, Portugal e pesquisador do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), Porto, Portugal. Tem experiências de ensino nas Universidade de Barcelona (Espanha); Pavia (Itália), Helsinque (Finlândia), Unioeste (Brasil) e UEM (Brasil). Participa do corpo editorial de 10 jornais internacionais e como revisor de mais de 100 jornais internacionais. Possui mais de 150 artigos publicados, 26 capítulo de livros e índice H de 27.


Celso Gabriel Vinderola

Instituto de Lactologia Industrial, Faculdade de Engenharia Química da Universidad Nacional del Litoral

Possui Licença em Química (1997) e doutorado em Química (2002). Atualmente é Professor Adjunto e Pesquisador Adjunto do CONICET, no Instituto de Lactologia Industrial, Faculdade de Engenharia Química da Universidad Nacional del Litoral em Santa Fé, Argentina. É Diretor do Ciclo de Licenciatura em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Publicou 76 artigos completos em revistas de circulação internacional e 7 capítulos de livros. Trabalha com desenvolvimento de alimentos funcionais suplementados com probióticos (Bifidobacterium e Lactobacillus).


Daniela Gorgni

 

Graduada em Engenharia Química pela Universidad Nacional del Litoral (Argentina). Diretora executiva e sócio-fundadora da empresa Bio-Santa Fé de desenvolvimento de produtos biotecnológicos voltados para o agro-negócio. Experiência em gestão e inovação tecnológica para o mercado global. Ganhadora do prêmio nacional argentino pelo desenvolvimento do produto “Bracitos”, um snack destinado ao consumo massivo e de cerveja.

Diego Gnatta

Universidade de Caxias do Sul/RS-Brasil

Graduado em Farmácia (2005) e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2009), doutorando em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2012-atual), docente nos cursos de Farmácia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Tecnólogo em Radiologia na Universidade de Caxias do Sul, RS desde 2010, Coordena o Curso de Farmácia (graduação) desde 2013 e o Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica, atua na linha de pesquisa: identificação e quantificação dos problemas relacionados com medicamentos em pacientes que buscam atendimento hospitalar.


Edson Antonio Bernes Junior

 

Graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá, MBA 1 Gerenciamento Estratégico de Projetos, MBA 2 Gestão Estratégica Empresarial . Diretor de Inovação Incremental e Tecnologia Farmacêutica – Aché Laboratórios. 15 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento, com passagem nas seguintes empresas: Hexal do Brasil, Eurofarma, Sanofi e atualmente Aché Laboratórios.


Edvani Curti Muniz

Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Química pela UEM. Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFRGS. Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP. Possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. É Professor Titular da UEM. É professor permanente nos seguintes programas de pós-graduação: Pós-graduação em Química da UEM (PQU/UEM; Programa de Pós-graduação em Biotecnologia).


Elaine Darronqui

Solabia Biotecnológica, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

PhD em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade da Basiléia, Suíça; e graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá. Experiência na área farmacêutica principalmente nos temas de Pesquisa e Desenvolvimento Galênico, Gerenciamento da Qualidade e Assuntos Regulatórios. Manufacturing, Science & Technology Specialist Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica.


Francisca Rodrigues

Requimte, Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto, Portugal

Francisca Rodrigues é doutorada em Ciências Farmacêuticas (especialidade de Tecnologia Farmacêutica) pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. É também Mestre em Controlo de Qualidade (vertente de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal (PCHC)) e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição. A sua investigação atual centra-se na pesquisa e avaliação de segurança de novos ingredientes ativos para incorporação em PCHC, tendo igualmente vindo a desenvolver uma intensa formação na avaliação de segurança de PCHC, de acordo com o Novo Regulamento Cosmético Europeu 1223/2009. Colabora igualmente com diferentes indústrias cosméticas. Tem já publicados 20 artigos científicos em revistas de arbitragem internacional, 6 capítulos de livros e mais de 25 pósteres em conferências internacionais.

Gladys Marques Santana

Instituto Racine

FARMACÊUTICA - UEPG - Paraná; DOUTORADO (bolsita Capes) - Farmacologia e Farmacoterapia e Atençao farmacêutica - Univ. Sevilla España. "Gestão da Farmacoterapia associada a Educação Terapêutica para pacientes de risco cardiovascular" - Orientadores: Dra Ma. José Martín Calero; Dra Mayche Pérez Guerrero e Dr José Manuel Lopéz Chozas. MESTRE - Farmacologia - UFPR (bolsita Capes); ESPECIALISTA - Programa de Saúde e Apoio Psicosocial ao paciente - Univ. Sevilla ESPECIALISTA - Atenção Farmacêutica - UFPR; ESPECIALISTA - Tabagismo e Cessação Tabágica - Univ. Sevilla; FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA por 8 anos. * DOCENTE UNIVERSITÁRIA: na graduação e especialização.


João Carlos Palazzo de Mello

Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Ciências Naturais - Universität Münster (Westfälische-Wilhelms Universität) (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (2014-2016). Desde julho de 2014 é Chefe do Departamento de Farmácia da UEM.

Karina Fabiana Ribichich

Universidad Nacional del Litoral

Graduada em Ciências Biológicas pela Facultad de Ciencias Exactas y Naturales da Universidad de Buenos Aires, doutora e pós doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (Instituto de Química). Atualmente é docente na Facultad de Bioquímica y Ciencias Biológicas da Universidad Nacional del Litoral e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas no Instituto de Agro-biotecnologia del Litoral, em Santa Fe, Argentina. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular de microrganismos e plantas.


Leandro Freire dos Santos

Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Farmacêutico Industrial pela UEM, mestre em Biotecnologia pela UEL e doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia UFPR. Atuou como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD). Atualmente é docente na UNICENTRO. Suas publicações focam na área de biotecnologia farmacêutica (Tecnologia das fermentações, biomoléculas, matrizes bioativas). Participa do corpo editorial: International Journal of Dairy Science and Processing.


Maria Fernanda Salomão de Azevedo

 

Possui graduação em Farmacia e Bioquimica pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2001). Especialista em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine (2011) e Farmácia Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2003). Experiência em Farmácia Hospitar e Farmácia Clínica com ênfase em Unidade Terapia Intensiva Adulto.


Maria Luiza Vilela Oliva

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Química pela Universidade Osvaldo Cruz possui mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora titular e livre docente da Universidade Federal de São Paulo, trabalha com a caracterização dos aspectos estruturais e cinéticos de inibidores de enzimas proteolíticas isolados de plantas e a sua ação inibitória em diversos processos biológicos como a coagulação sanguínea, a trombose, a inflamação e a proliferação de células tumorais.

Mário César Souza e Silva

 

Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica( atualmente Biomedicina) pela UNISA de São Paulo em 1983. Mestrado-Especialização em Microbiologia e Imunologia Aplicada no período de 1992 a 1993 na UNI-MAUÁ de Rib Preto com carga horária de 440 horas e apresentação de monografia aberta ao público para obtenção do Título de Especialista. Doutorando no Programa de Doutorado Direto em Farmácos e Medicamentos com enfâse em Biologia Molecular de leveduras pela FCFRP_USP no período de 1998 -2001, orientado pelo Prof.Dr.Gustavo Henrique Goldman. Coordenador do Curso de Biomedicina da UNIFRAN no período de 1995 a 1999. Professor de Biologia Geral para o extinto Curso de Ciências na UNIFRAN no período de 1988 a 1991. Professor de Microbiologia Básica e Aplicada na UNIFRAN para os Cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina no período de 1992 a 1999. Professor de Imunologia Clínica e Microbiologia na UNIP-RP para a Faculdade de Ciências Farmacêuticas no período de 1999 a 2001 Professor de Microbiologia Geral e Aplicada na Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda período de 2000 a 2002. Diretor de Projetos e Microbiologista Especializado em Desinfecção Industrial com Projetos em Usinas de Açúcar e Álcool desde a safra de 2006. Consultor em Microbiologia Industrial com enfâse em Desinfecção e Estudo de Eficácia de Biocidas e Antibióticos de acordo com protocolo adaptado do INCQS-FIOCRUZ-ANVISA para o setor sucroenergético desde a safra de 2006. Consultor de Controle Microbiológico do Processo de Fermentação da Usina Vale do São Simão-Santa Vitória-Mg desde a safra de 2012 até o momento. Idealizador do "Kit MC de Diagnósticos Rápidos de Contaminação Bacteriana em Destilarias de Etanol" - Projeto apresentado e inicialmente desenvolvido no Departamento de Microbiologia da UNESP-RIO CLARO cujo patenteamento foi requerido junto aos órgãos oficiais. Idealizador do Projeto(metodologia de avaliação microscópica) Cálculo do Indice de Floculação para avaliação preliminar da qualidade do fermento e adequação de biocida ou antibiótico mais eficiente. Idealizador do Projeto de Avaliação preliminar da ação de antimicrobianos pela contagem de bastonetes corados. Idealizador do Projeto de Quantificação de Bactérias Contaminantes do Processo de Fermentação por Petrifilm em diluição no caldo MCS. Coordenador e Ministrante da parte prática do Curso de Capacitação em Controle Microbiológico do Processo de Fermentação Etanólica iniciado em 2011-2012 - FEIT-UEMG de Ituiutaba com a participação do corpo docente da UFSCAR-ARARAS. FIU - UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA FLORIDA aluno aprovado para DOUTORADO em EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PROFESSORES por plataforma à distância com previsão de inicio março de 2015 e término em 2017.


Najeh Maissar Khalil

 

Graduado em Farmácia e Bioquímica, com Habilitação em Tecnologia dos Alimentos e Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado e Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Associado A do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), campus Guarapuava. Atua na área de produtos naturais, processos oxidativos e nanotecnologia farmacêutica. Boslsita de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Programa de Nanotecnologia e Novos Materiais / CNPe q. Atua nos Programas de Pós-graduação em Química (UNICENTRO/UEPG/UEL) e em Ciências Farmacêuticas (UNICENTRO/UEPG).


Renata Franzan Colenci

 

Graduação em Farmácia pela UEL com habilitação em Indústria Farmacêutica pela UEL. Mestrado em Ciências Farmacêuticas modalidade Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos pela FCFRP USP. Experiência de mais de 10 anos em Indústria Farmacêutica com foco em suporte técnico para pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Evonik: atuação por 3 anos como gerente de contas. Cargo atual: Gerente de Formulação e Serviços Técnicos.

Renato Souza Cruz

Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor titular B da Universidade Estadual de Feira de Santana e possui pós doutorado em Embalagens ativas e inteligentes pela Universidade Federal de Viçosa. Editor Associado da Revista Brazilian Journal of Food Technology, revisor da resvistas: CERES, Caatinga, Ciência Rural, Instituto Adolfo Lutz, Journal of Agricultural and Food Chemistry, Packaging Technology and Science. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Amidos e Farinhas e em embalagens ativas e biodegradáveis.

Roberta Mara Züge

Ceres Qualidade

Possui graduação (1996), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo. Coordenou o projeto de elaboração da norma brasileira de certificação de leite (MAPA). Consultora na área de certificação de produtos agropecuários. Instrutora e auditora certificada Globalgap. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, agronegócio, manejo animal, boas práticas agropecuárias, bem estar animal, qualidade e segurança de alimentos, certificação de produtos agropecuários, normalização, NR 31, sistemas de produção integrada e gestão agropecuária e sistemas de gestão de controle de pragas em propriedades rurais.

Rogério da Conceição Rodrigues

 

É bacharel em Química pela Universidade do Grande Rio (1997), Mestre em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (2000), Doutor em Química Orgânica pela UFRJ; possui Pós-doutorado em Catálise. Atualmente é pesquisador sênior na Farmoquímica Prati-Donaduzzi, desenvolvendo processos para a produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Tem experiência em Química Orgânica e Físico-química, com ênfase em Processos Industriais.

Ruth Meri Lucinda da Silva

Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Farmácia pela UNIVALE, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Pós-doutorado pela Universidade de Sevilla (2010). Professor da Univale no Curso de graduação em Farmácia e orientadora no PCF. Pesquisas envolvendo LCF, micro e nanosistemas, aplicando biopolímeros e desenvolvimento de fitomedicamentos e fitocosméticos.

Sergio Nascimento Pereira

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel (2014). Graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra - RJ (1981). Experiência profissional na área de Medicina, com ênfase em Medicina Legal, sendo Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, desde 2003, com Título reconhecido pela A.B.M.L. - Associação Brasileira de Medicina Legal e pela A.M.B. - Associação Médica Brasileira. Graduação em Direito, pela UNIPAR - Universidade Paranaense - campus de Cascavel - PR (2004). Docente da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel, pertencente ao C.C.M.F. - Centro de Ciências Médico Farmacêuticas, atuando como docente das disciplinas: Medicina Legal e Deontologia Médica para o 3º ano do Curso de Medicina, Bioética para o 4º ano do Curso de Medicina e Patologia Geral para o 2º ano do Curso de Farmácia. Especialização em Auditoria Médica, pela Universidade Gama Filho. Experiência profissional na área de Perícia Médica, juntos a Seguradoras e Planos de Saúde, atuando também na área de Auditoria Médica, realizando conferência de contas médicas, manutenção de Rede Credenciada, dentre outras atividades de controle em cooperativas médicas e planos de saúde pertencentes à A.N.S.S. - Agencia Nacional de Saúde Suplementar. Atuação em Perícia Médica Judicial, para a Justiça Federal, Justiça do Trabalho e para as Varas Cíveis de Cascavel e região, bem como realizando assistência técnica judicial. Atuação como Perito Médico no I.P.M.C. - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel, realizando perícias médicas singulares e junta médica para análise de aposentação. Atualmente atuando na área de perícia médica e assistência técnica médica judicial para a MAGAZEL - Assessoria Médico Securitária e para a PARANAPREVIDENCIA - Previdência dos Servidores Públicos Estaduais do Estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa do CEATOX Cascavel, a respeito da analise de Agrotóxicos na região Oeste do Paraná. Coordenação da implantação do S.V.O.R. - Serviço de Verificação de Óbitos Regional do H.U.O.P. - Hospital Universitário do Oeste do Paraná da UNIOESTE que atenderá a região de Cascavel, Toledo e Umuarama, compreendendo cerca de 1.200.000 habitantes distribuídos em 64 municípios.


Sílvia Deboni Dutcosky

 

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (1995) e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Foi professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 1991 a 2006 e concluiu pós-doutorado no curso de administração da UFPR em Inovação e Tecnologia em 2014. Atualmente é consultora na área de análise sensorial, pesquisa sensorial, gestão de projetos de inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos. Atua principalmente nos seguintes temas: fibras, alimentos funcionais, prebióticos, produtos de cereais, alimentos para fins especiais.


Valdomero Pereira de Melo Junior

 

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2002). Mestrado pela mesma instituição (2009). Pós-graduado em Marketing pela FAAP (2013). Atualmente é CLT na J. Rettenmaier Latinoamericana LTDA.


Valéria Yugue

 

Consultora da HSV Consultores Associados, Farmacêutica Bioquímica pela USP, MBA em Marketing pela Madia Marketing School, atuou nas áreas de Garantia de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Validação e GMP em empresas como: Alcon, Johnson & Johnson, Wyeth Whitehall e Novartis.

Zully Galvan

Universidade Nacional de Assunção

Docente da Universidade Nacional de Assunção, onde é Decana da Faculdade de Ciências Químicas, possui doutorado pela Facultdade de Ciéncias Químicas pela Universidad Nacional de Asunción(2006). Atua na área de Assistência Farmacêutica, Farmacovigilância, Erros de medicação e Reações adversas a medicamentos.