Apresentação

Atenção, os certificados e os anais já estão disponíveis
 
aqui na página do SEET/SIET, nos respectivos links.

A realização da 9ª. edição do Seminário Estadual de Estudos Territoriais, promovida pelo Grupo de Estudos Territoriais (GETERR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), é motivada pelos profícuos resultados obtidos com a realização dos eventos anteriores, desde 2003, numa perspectiva ampliada no Paraná e no Brasil e, agora, no nível internacional, por meio da realização concomitante do I Seminário Internacional de Estudos Territoriais (I SIET).

O SEET tornou-se, nos últimos 14 anos, um importante espaço para socialização, debates e publicações dos resultados obtidos em pesquisas realizadas por pesquisadores de diversos grupos de estudos do Paraná e de outros estados do Brasil, agora ampliando a mesma possibilidade para pesquisadores Ibero-americanos.

Atualmente, é um evento reconhecido nacionalmente, sobretudo através das repercussões diretas do evento, como o envolvimento de mais de 400 pessoas na edição do IV SEET, em 2009, da publicação dos anais e de quatro livros avaliados e ranqueados no sistema Capes/Qualis Livros) RIBAS, A.; SPOSITO, E.; SAQUET, M. (Org.). Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão (PR): UNIOESTE, 2004; ii) ALVES, A.; FLÁVIO, L.; SANTOS, R. Espaço e território. Interpretações e perspectivas do desenvolvimento. Francisco Beltrão (PR): UNIOESTE, 2005; iii) CANDIOTTO, L.; CARRIJO, B.; ALVES, A. (Org.). Desenvolvimento territorial e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular, 2008; iv) PEREIRA, S.; COSTA, B.; SOUZA, E. (Org.). Teorias e práticas territoriais: análises espaço-temporais. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Ao mesmo tempo, é central destacar que, nesse período, por meio da realização do SEET, construímos relações acadêmicas importantes, com professores e discentes de universidades do Brasil tais como: UNESP – P. Prudente (SP), UFRGS, USP, UFF, UEPG, FURG, UFSC, UFU, UEPG, UNICENTRO, UFPR, UEL, UEM, Universidade do Contestado e, em nível internacional com as seguintes instituições: Universidade de Veneza, Universidade de Turim, FLACSO (Equador), Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Universidad Auntónoma de Chapingo (México), El Colegio de Tlaxcala (México), Universidad de Tolima (Colômbia), entre outras. E é neste contexto que decidimos realizar o IX SEET e criar o I SIET, tornando nosso evento internacional.

Esta será uma experiência importante que visará estabelecer novas relações acadêmicas e científicas e, especialmente, reforçar as redes de cooperação e os intercâmbios internacionais da UNIOESTE.

Dessa forma, convidamos para os dois eventos - IX SEET– I SIET, pesquisadores com trajetória de pesquisa em temas como território, desenvolvimento territorial e gestão, os quais são referências no âmbito internacional, ampliando um debate que é relevante para a geografia e outras ciências sociais, pois é necessário socializar e discutir tanto as abordagens e concepções produzidas no meio acadêmico como as pesquisas que têm um caráter mais empírico e aplicado.

Essa é uma condição necessária para qualificar as pesquisas e mesmo as atividades de ensino que estamos realizando na Graduação e nos cursos de Pós-Graduação das nossas universidades.

Sucintamente, a realização do evento nesse formato justifica-se: i) pela necessidade de continuarmos as reflexões e debates sobreterritório, desenvolvimento territorial e gestão participativa, aprofundando a compreensão dos métodos que utilizamos em nossas pesquisas e pesquisa-ação; ii) pela necessidade de ampliar espaços de diálogos entre pesquisadores de grupos de estudos congêneres da América Latina, reforçando os laços existentes e criando novas relações de cooperação acadêmica e científica; iii) pela necessidade de contribuir para a qualificação de pesquisadores, professores e discentes sobre os temas relacionados aos estudos territoriais; iv) pela necessidade de ampliar as conexões da UNIOESTE em circuitos internacionais de intercâmbios e debates acadêmico-científicos.

Objetivos:

a) Objetivos Gerais:

- Aprofundar reflexões e debates conjuntos sobre temas relacionados aos estudos territoriais e aos processos de desenvolvimento territorial.

- Reforçar os laços existentes e criar novas relações de cooperação acadêmica e científica, especialmente no âmbito da América Latina.

b) Objetivos Específicos:

- Reunir pesquisadores, docentes e discentes para socialização e debate sobre temas relacionados aos estudos territoriais;

- Gerar subsídios para a construção de políticas públicas multidimensionais e territoriais, focadas na dinâmica do desenvolvimento e na sua gestão participativa.

- Conhecer, sistematizar e discutir resultados de investigações e pesquisa-ação, além de oportunizar sua socialização, por meio de publicações científicas em periódicos ou na forma de livro.

Instituição proponente - nome e endereço:

UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Lot. Universitário das Américas, Foz do Iguaçu - PR, CEP: 85851-100 

Instituições e programas de pós-graduação parceiros - nome(s) e endereço(s):

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – Foz do Iguaçu

Iguassu Convention & Visitors Bureau

Binacional ITAIPU

Programa de Mestrado e Doutorado de Geografia - UNIR

Programa de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras – UNIOESTE – Foz do Iguaçu

Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável – UNIOESTE – M. Cândido Rondon

 

Coordenação Geral do evento:

Prof. Dr. Mauro José Ferreira Cury – UNIOESTE

Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet – UNIOESTE

Prof. Dr. Adilson Francelino Alves – UNIOESTE

Profa. Dra. Beatriz Carrijo – UNIOESTE

Prof. Dr. Dirceu Basso – UNILA

Equipe organizadora:

Prof. Dr. Adilson Francelino Alves – UNIOESTE – Francisco Beltrão

Prof. Dr. Adnilson Silva – UNIR

Profa. Dra. Beatriz Carrijo – UNIOESTE – Francisco Beltrão

Prof. Dr. Dirceu Basso – UNILA

Prof. Dr. Edson Dias – UNIOESTE – Marechal Cândido Rondon

Prof. Dr. Marcos Aurelio Saquet – UNIOESTE – Francisco Beltrão

Prof. Dr. Mauro José Ferreira Cury – UNIOESTE – Foz do Iguaçu

Prof. Ricardo Gilson – UNIR