Apresentação

O acelerado crescimento da aquicultura brasileira é uma realidade que impulsionou o setor e colocou a piscicultura como uma grande oportunidade de negócio. Paralelamente a este processo, a estruturação e a consolidação de grupos de trabalho especializados têm promovido o desenvolvimento científico e tecnológico em diversas áreas da piscicultura. 

Não menos importante que outras áreas, a Reprodução de Peixes apresenta grande importância para a piscicultura, uma vez que a oferta de ovos, larvas e alevinos de qualidade pode ser um gargalo para o setor produtivo. Neste contexto, há várias anos que diversos pesquisadores brasileiros atuantes na área da Reprodução de Peixes têm identificado fatores que limitam o desenvolvimento científico e tecnológico desta importante área da aquicultura. Estes limitantes vão desde o desconhecimento da existência dos grupos de trabalho e/ou laboratórios, o que muitas vezes leva ao sombreamento de pesquisas, a até mesmo a falta de padronização de metodologias, que impede a comparação de resultados entres pesquisadores. 

Esta pequena comunidade de pesquisadores vêm crescendo consideravelmente nos últimos 15 anos e, naturalmente, intensificou a apresentação desta problemática, a qual vem sendo discutida nos últimos anos em diversos eventos técnico-científicos, a exemplo do Aquaciência 2008-2018. Logo, estas discussões motivaram a realização do Fish Reproduction 2019: I Workshop Brasileiro sobre Reprodução de Peixes, o qual terá como missão reunir representantes do meio técnico-científico, dos setores públicos e privados, para sistematizar o início da criação de uma rede de pesquisa integrada entre os grupos brasileiros e, organizar grupos de trabalho para promover a padronização de metodologias.

Objetivo

O Fish Reproduction 2019: I Workshop Brasileiro sobre Reprodução de Peixes terá como objetivo reunir profissionais especializados nas diversas áreas da reprodução de peixes, para buscar estratégias que venham a promover o ordenamento e impulsionar o desenvolvimento científico e/ou tecnológico desta área. Especificamente, este evento buscará aproximar os diversos grupos de pesquisa e pesquisadores individuais do Brasil, criando um espaço de trabalho em rede, para promover a integração/colaboração científica e a troca de experiências profissionais. Finalmente, o Fish Reproduction 2019 terá como objetivo de promover a discussão entre os diversos profissionais da área para buscar a padronização metodológica das rotinas experimentais dentro de nove câmaras técnicas, sendo cada uma definida por uma especialidade.

Público-alvo

O evento destina-se a docentes, pesquisadores e técnicos-cientistas que atuem em qualquer área da reprodução de peixes. Também poderão participar estudantes de pós-graduação com experiência e atuação na área da reprodução de peixes. Finalmente, profissionais que não atuem na área de abrangência do Fish Reproduction 2019 poderão participar como convidados especiais.

Programação

 
DOMINGO - 25/08/2019
 
Credenciamento e confraternização
Horário: 19:00 às 22:00 hs
Local: Rafain Palace Hotel & Convention
Endereço: Av. Olímpio Rafagnin, 2357.  
 
 
SEGUNDA-FEIRA - 26/08/2019
 
Local: Refúgio Biológico Bela Vista
 
Palestra de abertura
Horário: 8:30 às 9:00 hs
 
Palestra: Caminhos da pesquisa científica em reprodução de peixes no Brasil
Horário: 9:10 às 10:00 hs
 
Coffee break
Horário: 10:00 às 10:20 hs
 
Apresentação dos grupos de pesquisa
Horário: 10:30 às 12:00 hs
 
Almoço
Horário: 12:00 às 14:00 hs
 
Apresentação dos grupos de pesquisa
Horário: 14:00 às 16:00 hs
 
Coffee break
Horário: 16:00 às 16:30 hs
 
Espaço ciência, tecnologia e inovação
Horário: 16:30 às 17:00 hs
 
Apresentação dos grupos de pesquisa
Horário: 17:00 às 18:30 hs
 
 
TERÇA-FEIRA - 27/08/2019
 
Local: Refúgio Biológico Bela Vista
 
Discussão de pauta
Horário: 8:00 às 12:00 hs e das 13:30 às 15:30 hs
 
Coffee break
Horário: 10:00 às 10:20 hs e das 15:30 às 16:00 hs
 
Grupo temático I    
Nutrição de Reprodutores
Manipulação e controle de maturação final (ovulação/espermiação)
Coleta e avaliação de gametas
Local: Sala I
 
Gupo temático II
Criopreservação de gametas, embriões e tecidos biológicos
Ativação de gametas e fertilização artificial
Genética
Local: Sala II
 
Grupo temático III
Fisiologia reprodutiva
Determinação e diferenciação sexual
Morfofisiologia e biotecnologia reprodutiva (transplante de células germinativas, clonagem, ICSI, manipulação cromossômica e outros)
Local: Sala III
 
Apresentação da Plataforma Fish Reproduction para desenvolvimento de rede de pesquisa
Horário: 16:00 às 16:30 hs
 
Palestra: Desafios para promover o trabalho em rede e inovação na pesquisa
Horário: 16:30 às 17:00 hs
 
Assembléia geral para elaboração de documento e encaminhamentos
Horário: 17:00 às 18:00 hs
 
Encerramento e entrega de certificado
Horário: 18:00 hs
 
 

Templates

Os inscritos na categoria Apresentador de Trabalho – Coordenador de Grupo de Pesquisa deverão submeter o resumo da apresentação do grupo de pesquisa, limitado a 10 páginas e redigido em língua portuguesa conforme normas específicas (template).

A apresentação oral dos grupos de pesquisa deverá obedecer o tempo máximo de 15 minutos (sujeito à modificação conforme o número de inscritos). O arquivo digital deverá ser enviado eletronicamente (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) à comissão organizadora até 23/08/2019.

Baixe o template aqui!

Inscrições

O Fish Reproduction 2019 possui vagas limitadas e as inscrições serão gratuitas, realizadas on-line até 31/07/2019. Devido à limitação do número de vagas, após o preenchimento do formulário on-line as inscrições serão validadas e o inscrito informado via e-mail.

As inscrições dos pesquisadores que constituem o grupo de trabalho para a realização do Fish Reproduction 2019 serão priorizadas e estão pré-aprovadas. (Nota: Entende-se por pesquisadores do grupo de trabalho aqueles que participam da lista de discussões, formada nos Aquaciência 2016 e Aquaciência 2018).

Para facilitar o processo de inscrição sugerimos a todos a leitura com ATENÇÃO E ATÉ O FINAL DO TEXTO das instruções a seguir:

  1. Ao clicar no link Faça sua Inscrição você será direcionado para página de acesso ao sistema da Unioeste. Clique em criar conta e insira seus dados cadastrais para criação de login e senha para acesso ao sistema;
  2. Após criação da conta, acessar o sistema com sua senha e login e clicar no link Eventos/Participante/Nova Inscrição;
  3. Pesquisar pelo evento Fish Reproduction e clicar em Inscrever;
  4. Selecionar o tipo de participação e Inscrever;
    1. Para o caso de Apresentador de Trabalho – Coordenador de Grupo de Pesquisa, no item Submissão de trabalho/Cadastrar, preencher as informações necessárias, salvar alterações e enviar trabalho para avaliação; Posteriormente em Inscrição em Atividades escolher o grupo temático do qual irá fazer parte (será possível a inscrição em somente um dos três grupos temáticos); Clique em Voltar para finalizar a sua inscrição. Observação: esse procedimento é para inscrição e não impede a participação do inscrito em outros grupos temáticos;
    2. Para categoria Ouvinte – Aluno de pós-graduação e Ouvinte – profissional, após clicar em Inscrever, no item Inscrição em Atividades selecionar o grupo temático do qual irá fazer parte. A seleção e participação nos grupos respeitarão as mesmas regras descritas no item a; não haverá submissão de trabalhos para participantes destas categorias; Clique em Voltar para finalizar a sua inscrição;
  5. Após finalizar a inscrição o participante receberá um e-mail de confirmação da inscrição;

Observação: Os estudantes de pós-graduação deverão possuir experiência e atuação comprovada na área da reprodução de peixes. Portanto, é necessário o envio do link do currículo lattes para o e-mail workshopreproduçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A comissão organizadora do evento fará a validação da inscrição sendo o participante comunicado via e-mail. Os inscritos na categoria profissional também deverão ter experiência na área e deverão enviar currículo ou documento de comprovação para o e-mail workshopreproduçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os profissionais inscritos que participaram da lista de discussões, formada nos Aquaciência 2016 e Aquaciência 2018, serão dispensados da comprovação de experiência.

Acesse o sistema para realizar a sua inscrição no evento I Workshop Brasileiro sobre Reprodução de Peixes | Fish Reproduction. Para isso, clique no link abaixo. Você será redirecionado a página de acesso ao sistema e poderá realizar a sua inscrição.

Caso você não tenha conta na Unioeste, clique no ícone abaixo e crie sua conta.
Após criar sua conta, poderá acessar o sistema e fazer sua inscrição.
Tutorial de ajuda para inscrição:

Contato

De segunda à sexta-feira das 8:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:00 hs

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

telefones: (45) 99846-6460

                (45) 99947-5550

                (45) 99102-2520