Bem-Vind@s!

De 19 a 21 de Junho de 2018

O Seminário de Extensão da Unioeste é um evento de expressão máxima com o objetivo principal ser apresentar para a comunidade da Unioeste tudo o que é realizado no âmbito da extensão universitária. Em 2018 o evento completa sua XVIII edição e abre os trabalhos re-pensando a relação da universidade com a comunidade que representa o mundo real no qual está inserida. Será mesmo que nossas práticas “transformadoras e educativas” podem efetivamente contribuir para melhorar a vida de nossa comunidade? Este movimento deve ser trabalhado diariamente para se tornar orgânico e ininterrupto para evidenciar cada vez mais a importância de que o espaço universitário não está distante ou ausente da realidade na qual está inserida. A relação dialógica é importante para a consolidação da universidade como o local mais adequado para discutir as verdadeiras necessidades da comunidade que a rodeia, de forma que a comunidade seja a protagonista fundamental do processo constituidor de uma sociedade mais justa e atenta para as demandas de seu povo.

Neste sentido, a universidade somente possui sentido se sua comunidade a reconhece como parte integrante de sua própria constituição. Como proceder? A extensão universitária se apresenta como o caminho para este diálogo constante atuando como mediadora de questões que emergem de sua região de inserção junto aos “cientistas” ou “pensadores” que podem auxiliar o entendimento de questões que valorizem e melhorem ainda mais as condições de vida das pessoas. Por isto, o tema “Para além da Universidade” é uma tentativa rigorosa e sonhadora de ir em direção à comunidade local para re-abrir o diálogo com as pessoas, com o povo que está para além dos muros virtuais da universidade. Portanto, façamos um Seminário em grande estilo, demonstrando que a alegria da extensão universitária contagia, a força da extensão nos move e a vontade de ser extensionista é o diferencial para a formação de nossos discentes.