A Unioeste, universidade de caráter público e estrutura multicampi, têm empenhado, por meio dos agentes universitários, docentes e discentes, para consolidar-se como um centro de geração do desenvolvimento em ciência e tecnologia na região Oeste e Sudoeste do Paraná, buscando atender a necessidade da verticalização do ensino por meio da consolidação dos cursos de mestrado e doutorado e dos grupos de pesquisa. E também atender a demanda de uma importante região brasileira, como o oeste e sudoeste do Paraná, na formação de recursos humanos qualificados com a proposição de abertura de novos programas de pós-graduação stricto sensu e formação de Núcleos de Excelência.

O crescimento da pós-graduação na Instituição foi muito intenso nas últimas duas décadas. O primeiro curso de pós-graduação implantado na Instituição foi o Mestrado em Engenharia Agrícola no ano de 1999. Desde então, o número de cursos aumentou, sendo que em 2007, existiam 10 cursos de mestrado e um de doutorado. A Unioeste atualmente oferta 42 Cursos de Pós-graduação, sendo 30 (trinta) em nível de Mestrado e 10 (doutorado) em Nível de Doutorado. Além destes cursos, a Unioeste também oferta (2) dois cursos na modalidade de associação em rede: Mestrado em Bioenergia (UEL, UEM, UNICENTRO, UEPG, UNIOESTE, UFPR) e Mestrado em Letras Profissionalizante associação em rede com a sede na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao triênio 2010-2012, dez Programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tiveram melhoria na sua avaliação, sendo três programas alcançaram o conceito cinco e outros sete cursos o conceito quatro.

Os dados do crescimento do número de curso de Pós-graduação, bem como os resultados das avaliações da CAPES são indicativos que a Instituição tem conseguido sucesso na formação de recursos humanos qualificados nas diversas áreas do conhecimento e da consolidação da pesquisa, principalmente por meio dos Programas de Pós-graduação stricto sensu.

No atual contexto histórico o maior desafio Institucional da Pós-graduação, sem desconsiderar a importância da expansão, está na consolidação dos programas de pós-graduação para atender às diretrizes de ciência e tecnologia plasmadas no plano diretor de pesquisa, pós-graduação e qualificação da Unioeste.

O Encontro da Pós-graduação (EPG) está sendo instituído com o intuito de permitir a troca de experiência na pesquisa, ensino e administração dos Programas de Pós-graduação entre coordenadores, assistentes, docentes, agentes universitários e alunos com vistas ao aperfeiçoamento de boas práticas, ações e estratégias que possibilitem o aprimoramento dos cursos e formação de núcleos de excelência. O evento também tem como objetivo a divulgação da pesquisa desenvolvida nos cursos de Pós-graduação da Instituição. Porém, o objetivo principal é destacar para comunidade interna e externa os melhores trabalhos, a cada ano, desenvolvidos pelos cursos de mestrado e doutorado da Unioeste.