Apresentação


     Apresentamos à comunidade acadêmica, especialmente os pesquisadores, gestores e comunidade em geral uma publicação e um novo canal de comunicação - International Journal of Environmental Resilience Research and Science (IJERRS): Society 5.0 (Revista Internacional Resiliênia Ambiental Pesquisa e Ciência), cuja primeira edição é fruto de pesquisas científicas e relevantes projetos apresentados pelos participantes de um empolgante workshop, onde abriu-se um canal em que você testará ideias, juntamente com formuladores de políticas, sobre a questão premente do financiamento do desenvolvimento resiliente ao clima rural e urbano.
   Esta revista é um dos resultados do WORKSHOP REINO UNIDO - BRASIL sobre o "Financiamento do Desenvolvimento Urbano Resiliente ao Clima", realizado de 9 a 12 de setembro de 2019 em Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil.
   Também, durante o Workshop foi lançada a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima - RIPEDRC - Rede Resiliência Climática, quando os pesquisadores, gestores e empresas presentes expressaram seu desejo de continuarem trabalhando em conjunto para desenvolverem projetos inovadores que tragam a melhoria da qualidade de vida, resiliência, inteligência territorial e novas formas de viver, se relacionar e  estar no mundo.
     Esta revista, juntamente com o workshop foi uma parceria da Universidade de York (UK) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (BR), tendo o apoio da Universidade de Leeds (UK), sendo financiado pela iniciativa British Council Researcher Links, com o apoio do Fundo Newton e da Confap/Fundação Araucária, a Itaipu Binacional e apoio dos demais parceiros.
       Foi organizado pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres - CEPED Unioeste e o Programa de Pós-Graduação (Doutorado e mestrado) em Desenvolvimento Rural Sustentável, Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unioeste, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-grduação, Pró-Reitoria de Extensão e a Divisão de comunicação da Unioeste.
     Também, atuaram como parceeiros, ombro a ombro, com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, o 4º Grupamento de Bombeiros - Cascavel, o 9º Grupamento de Bombeiros - Foz do Iguaçu e com a parceria de inúmeras instituições, universidades, prefeituras e empresas. Nossos maiores agradecimentos, não poderiamos alcançar tais resultados sem a participação de qualquer um destes fantásticos parceiros.
     Será uma grande alegria recepcionarmos a cada um dos artigos de nossos parceiros e acadêmicos em geral nesse novo canal de comunicação Internacional Journal of Environmental Resilience Research and Science (IJERRS) - (Revista Internacional Resiliência Ambiental Pesquisa e Ciência da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
                 
    

Cordialmente,

 A coordenação,

Irene Carniatto

Doutora, Pesquisadora, Professora Associada e Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres - CEPED Unioeste
Cascavel - Paraná - Brasil 

Gustavo Biasoli Alves

Doutor, Pesquisador  e Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Páraná - UNIOESTE
Toledo - Paraná - Brasil

Wilson João Zonin

Pós-Doutor, Pesquisador  e Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Páraná - UNIOESTE 
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em DEsenvolvimento Rural Sustentável
Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brasil

Reginaldo Ferreira dos Santos

Pós-Doutor, Pesquisador  e Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Páraná - UNIOESTE 
Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Unioeste
Cascaavel - Paraná - Brasil

Sergio Luiz de Medeiros Riveiro 

Pós-Doutor, Pesquisador e Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Párá - UFPA 
Belém -  Pará  -  Brasil