Regulamento

Regulamento

1.Da participação

O Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) é um evento gratuito, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e visa divulgar os trabalhos realizados pelos extensionistas dessa instituição, bem como promover momentos de reflexão, trocas de experiências e encontros temáticos, pautados nos diferentes significados e implicações da extensão universitária.

A participação no referido evento, como ouvinte, é permitida a qualquer interessado. A participação com apresentação de trabalhos, por sua vez, deve seguir os requisitos definidos neste regulamento.

2.Dos encontros temáticos

Por indicação da comissão organizadora do evento ou de qualquer comissão de extensão dos Centros, poderão ser propostos encontros temáticos, com o objetivo de reunir os participantes para dialogarem sobre temas afins. Esses encontros propiciarão a interação, a troca de experiências e a articulação entre os participantes, em torno de temas semelhantes que estejam sendo trabalhados nos diferentes campi da Unioeste.

3.Das modalidades de apresentação

Serão aceitas propostas de apresentação nas seguintes modalidades:

  1. Comunicação Oral
  2. Oficina
  3. Minicurso
  4. Pôster
  5. Atividade Cultural

Parágrafo Único:

Os Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços devidamente cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste deverão, obrigatoriamente, ser apresentados na modalidade de comunicação oral[1].

Participantes oriundos de outras Instituições de Ensino Superior[2] poderão apresentar trabalhos nas seguintes modalidades: pôster[3], minicursos e oficinas.

Tanto ouvinte quanto apresentador pode submeter atividades culturais para serem exibidas durante o Seminário de Extensão. Toda expressão artística-cultural é bem-vinda!

4.Da submissão de propostas de apresentação de trabalho

Toda apresentação de trabalho, independentemente de sua modalidade, deverá ser submetida por meio de texto (resumo simples ou resumo expandido), de acordo com as normas e modelos, que estão disponibilizados para download no site do evento (http://www.unioeste.br/extensao/seu). Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas e modelos disponibilizados no site do evento.

Comunicação Oral

Os Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste deverão, obrigatoriamente, ser apresentados na forma de Comunicação Oral (para essa modalidade é necessária a submissão do resumo expandido).

Parágrafo Único:

Somente será permitida a submissão de uma proposta de apresentação de trabalho (vinculada a Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços), por Correspondência Registrada (CR), cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, na modalidade de comunicação oral.

Oficina

As atividades de extensão relacionadas a Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços poderão também ser apresentadas em forma de oficinas. Nesta modalidade, poderão ser solicitados espaços e materiais específicos para as atividades práticas. Para essa modalidade é necessária a submissão do resumo expandido.

Parágrafo Único:

Os(as) oficineiros(as) devem entrar em contato, com antecedência, com a coordenação do evento, para informar a necessidade de espaços e materiais específicos para a realização de atividades práticas.

Minicurso

As atividades de extensão relacionadas a Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços poderão também ser apresentadas na forma de minicursos ou “cursos livres”. A organização do evento será responsável pela alocação de um espaço adequado para a realização do minicurso. Para essa modalidade é necessária a submissão do resumo expandido.

Parágrafo Único:

Os ministrantes devem informar, com antecedência, à Comissão Organizadora do evento, a quantidade de vagas disponíveis para seu respectivo minicurso.

Pôster

As atividades de extensão relacionadas a Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos individuais e Prestação de Serviços poderão também ser apresentadas na forma de pôsteres.

Atividades de extensão (ou suas ações vinculadas) de outras IES, bem como atividades de pesquisa e de ensino (vinculadas à Unioeste) também poderão ser apresentadas nesta modalidade. Para essa modalidade é necessária a submissão do resumo simples.

Parágrafo Único:

É de responsabilidade do participante a impressão, translado, apresentação e retirada do pôster durante o evento. A comissão organizadora oferecerá as condições necessárias para a apresentação dos pôsteres.

Estande

As atividades de extensão relacionadas a Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos Individuais e Prestação de Serviços poderão apresentar suas ações e/ou produtos/resultados de suas atividades por meio de Estandes. A submissão da exposição a ser realizada no estande deverá ser inscrita no formato de resumo simples, indicando os objetivos, o público alvo a que se destina, sua relação dialógica com o ensino-pesquisa-extensão ou sua inserção e resultados esperados com a comunidade acadêmica e comunidade externa.

Parágrafo Único:

Serão aceitos até dez (10) atividades na modalidade de Estande.

Apresentação Cultural

As apresentações culturais visam à divulgação das manifestações artísticas locais e regionais. Para isso, serão realizados intervalos culturais durante todo o evento e, na quinta-feira à noite, ocorrerá a “Noite Cultural”. Com isso, espera-se que a comunidade de docentes, discentes e agentes universitários da Unioeste possam compartilhar suas habilidades musicais, cênicas, pictóricas e literárias, dentre outras, tanto no anfiteatro, quanto no palco externo. O tempo de duração das apresentações será delimitado de acordo com a quantidade de propostas inscritas. Para essa modalidade é necessária a submissão do resumo simples.

5.Dos autores e apresentadores

O número de autores dos resumos (simples e expandido) será definido(a) pelo(a) coordenador(a) da atividade de extensão, ficando restrito à equipe de trabalho registrada na PROEX ou em sua instituição de origem.

Para a apresentação, nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster, serão aceitos até dois (02) apresentadores.

6.Das apresentações e Exposições

Comunicação Oral

As comunicações orais (realizadas dentro das mesas temáticas do evento) ocorrerão em blocos com, no máximo, 05 apresentações (de uma mesma área temática), com 15 minutos para cada resumo expandido. Ao final do bloco, serão disponibilizados 15 minutos para o debate.

Cada comunicação oral poderá ter até dois (02) apresentadores, sendo que os mesmos deverão permanecer na sala até o encerramento do debate.

Pôster

Para esta modalidade os apresentadores (até 02) devem estar presentes para expor as suas atividades aos interessados e aos avaliadores (que farão a visita à área de apresentação de pôsteres). A comissão organizadora do evento disponibilizará o espaço e as condições para a exposição dos pôsteres.

7.Dos modelos

Os resumos devem, obrigatoriamente, estar de acordo com as normas e modelos, disponíveis para download no ícone modelos[4], no site do evento.

8.Da avaliação dos resumos

Os resumos submetidos ao evento serão avaliados por uma comissão formada por representantes das comissões de extensão dos Centros da Unioeste e por professores vinculados a atividades registradas na PROEX.

A avaliação será regida pelos seguintes critérios, com pontuação de 0 a 10:

  1. Objeto da Ação

É possível perceber a conotação social e/ou cultural e/ou econômica e/ou política da atividade extensionista?

  1. Clareza dos objetivos

Os objetivos estabelecidos para a atividade extensionista estão formulados com clareza?

  1. Análise textual

O resumo apresenta adequação em relação às regras gramaticais, ortografia, estrutura formal e normas do evento?

  1. Impacto e transformação

A atividade extensionista propicia o estabelecimento de relações com outros setores da sociedade? A atividade extensionista possibilita alguma ação transformadora (vinculada a políticas públicas, aos sujeitos envolvidos etc.)?

  1. Integração dialógica

Há integração entre a Universidade e o(s) parceiro(s) da atividade extensionista?

  1. Interdisciplinaridade

A atividade apresenta traços de interdisciplinaridade preconizados pela extensão?

  1. Indissociabilidade entre extensão-ensino-pesquisa

A atividade desenvolvida possibilita a integração da extensão com o ensino e a pesquisa?

  1. Procedimentos metodológicos

Os procedimentos metodológicos adotados na atividade foram adequados?

  1. Participação de discentes e docentes

A atividade conta com a participação de docentes e discentes? Essa participação é perceptível?

  1. Resultados

Os resultados da atividade extensionista estão condizentes com os objetivos propostos?

9.Da avaliação das apresentações

Todas as apresentações de trabalhos serão avaliadas. A avaliação das apresentações realizada por representantes das comissões de extensão, bem como por professores do campus sede do evento com atividades cadastrados na PROEX. A avaliação será regida pelos critérios dispostos abaixo:

I. Os recursos utilizados durante a apresentação da atividade extensionista contribuíram para o entendimento do assunto?

II. O apresentador demonstrou conhecimento sobre a ação extensionista?

III. A apresentação foi realizada com uma linguagem clara e adequada?

IV. Há coerência entre o resumo enviado e a apresentação?

V. O apresentador compareceu e permaneceu até o encerramento da mesa temática?

VI. O trabalho poderá ser indicado para o SEURS?

10.Da seleção de trabalhos para o SEURS

Poderão participar da seleção para o SEURS apenas os trabalhos apresentados por participantes com atividades extensionistas vinculadas à Unioeste. Os trabalhos selecionados poderão estar vinculados a uma ou mais modalidades (comunicação oral, minicurso ou oficina), de acordo com as deliberações da comissão organizadora do SEURS. Essa seleção será realizada com base na pontuação obtida na avaliação do resumo expandido (peso 60) e da comunicação oral, minicurso ou oficina (peso 40). A nota final será calculada a partir da seguinte fórmula:

(NR x 6) + (NA x 4)

_________________________________

10

NR: Nota do resumo

NA: nota da apresentação

Parágrafo Único: Trabalhos vinculados a atividades que estejam inadimplentes ou que já tenham sido apresentados nos dois (02) últimos SEURS não serão selecionados.

Os critérios de desempate poderão ser os seguintes:

  1. Nota final do resumo segundo a formula acima;
  2. Não deve ter sido apresentado nos dois (02) SEURS que antecederam ao evento;
  3. Deve estar adimplente com a PROEX;
  4. Cada área terá no máximo um (01) trabalho representante por área temática;
  5. Cada campus terá deve ter ao menos um (01) trabalho por área temática;
  6. Maior abrangência de atuação do projeto;
  7. Maior tempo de execução do projeto | programa ou tempo de vigência.

11.Dos Anais

Todos os resumos expandidos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento. Os anais do Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) serão publicados na página do evento, em formato de mídia digital compatível com Portable Document Format (PDF) e com ISSN do evento.

12.Das disposições finais

Casos omissos serão analisados pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com a Comissão Organizadora do campus sede do evento.



[1] A obrigatoriedade de apresentação oral para Programas, Projetos pertencentes a Programas, Projetos Individuais e Prestação de Serviços é requisito do Seminário de Extensão (SEU). A Resolução 236/2014 da Unioeste - Artigo 33, inciso I diz: "Para as modalidades Programas e Projetos os relatórios devem ser acompanhados do comprovante de apresentação ou publicação no Seminário de Extensão da Unioeste (SEU)" e Inciso II: "Para a modalidade de Prestação de Serviços o relatório final deve ser acompanhado do comprovante de apresentação ou publicação no Seminário de Extensão da Unioeste (SEU)".

[2] Doravante chamadas de IES.

[3] Também denominado de painel ou banner.

[4] Os modelos de resumo e apresentação são chamados internacionalmente de templates.