Apresentação

Bem-Vind@s!

O Seminário de Extensão da Unioeste é um evento de expressão máxima com o objetivo principal de apresentar para a comunidade da Unioeste e a comunidade Regional, uma amostra que é realizado no âmbito da nossa extensão universitária. Em 2019 o evento em sua XIX edição abre os trabalhos repensando o seu modo de compartilhamento de ações extensionistas com a sociedade na qual está inserida. Sabemos que nossas práticas “transformadoras e educativas” podem efetivamente contribuir para melhorar a vida de nossa comunidade. A questão que sempre estará aberta é: como podemos aprimorar nossas ações extensionistas?

Este movimento deve ser pensado diariamente para se tornar orgânico e ininterrupto, evidenciando cada vez mais a importância do espaço universitário no compartilhamento de ações com a sociedade e, assim, melhorando a vida das pessoas continuamente. A relação dialógica se torna ponto crucial para a consolidação da universidade como o local mais adequado para discutir as verdadeiras necessidades da comunidade que a rodeia, de forma que a comunidade seja a protagonista do processo constituidor de uma sociedade mais justa e atenta para as demandas das pessoas que dela necessitam.

Neste sentido, a universidade alcança legitimidade se sua comunidade a reconhece como parte integrante de sua própria constituição e como promotora de soluções aos problemas vigentes. Como proceder? A extensão universitária se apresenta como o caminho para este diálogo constante de compartilhamento de ações mediando as inteligências universitárias e não universitárias e permitindo um intercambio constante de informações e conhecimentos para melhorar a vida das pessoas. Por isto, o tema “Unioeste e Sociedade: ações compartilhadas” expressa uma concepção de Extensão Universitária que está preocupada em mostrar o que se sabe com o compromisso de aprender com a sabedoria popular.

O Seminário de Extensão reúne muitos dos extensionistas da Unioeste presentes nas diferentes unidades da universidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e HUOP). Nossa comunidade de extensionistas é constituída por mais de 2000 projetos de extensão executados em todos os âmbitos da Unioeste e na comunidade na qual está inserida. Gostaríamos demonstrar muito do que fazemos com discentes, docentes e agentes universitários e nossas comunidades na extensão universitária compartilhando saberes entre todas as inteligências que integram nossos projetos.

Portanto, façamos um Seminário em grande estilo, demonstrando que a alegria da extensão universitária contagia, a força da extensão nos move e a vontade de ser extensionista é o diferencial para a formação constante de nossos discentes, agentes universitários, docentes e comunidade em geral.