Premiados do 20º Concurso de Contos Paulo Leminski - 2009

Em 20 de outubro iniciaram-se os trabalhos da Comissão Julgadora do Concurso de Contos Paulo Leminski, edição 2009, cuja leitura teve seu término na segunda 30/11/09. Fizeram parte da comissão docentes doutores e mestres da Unioeste, Rondon e Toledo, da Fasul e PUC Toledo, além de professores da Rede Pública de Ensino. O concurso é uma atividade realizada em parceria entre a Unioeste e Prefeitura Municipal - Biblioteca Pública - desde seu início, em 1989, ano da morte do poeta paranaense.

Para que haja transparência e isenção no julgamento da obra, cada conto é lido por mais de dois membros da comissão sem que um tenha conhecimento da avaliação do outro; além disso, esses membros não têm informação sobre o lugar de procedência ou autoria, tendo apenas registradas nas obras o título e o pseudônimo de seu autor. Assim, somente após haver-se chegado ao resultado: premiação dos três que tenham sido julgados como os melhores entre os inscritos, e escolhidas as menções honrosas, não havendo entre eles um conto toledano, procede-se à leitura daqueles que se inscreveram com residência neste município. Após esse último resultado é que são revelados os nomes dos respectivos autores, lugar de procedência e titulação, entre outros dados que tenham sido fornecidos por seus autores. Esse tem sido o procedimento adotado pela comissão há duas décadas e assim, dessa forma, possa julgar o mais objetivamente possível, atendo-se exclusivamente ao mérito literário da obra em si, sem que nenhuma outra informação tenha algum peso sobre a decisão final. O resultado disso é que a cada edição são premiados contos de autores renomados, assim como também de autores até então desconhecidos. Isso nos faz constatar que estamos fazendo o nosso trabalho com coerência e objetividade, embora também cheguemos à conclusão de que isso exige da coordenação e da banca que avalia os trabalhos muito empenho e dedicação.

Neste ano o conto, de Éder Rodrigues, de Belo Horizonte (MG), "Suspiros" foi premiado com o 1º lugar; de Laércio Nora Bacelar, de Goiânia (GO), o conto "Sob flores de flamboyant", o 2º lugar; e "Pequis de Sangue" de Márcio Vinícius Puttini, de São Paulo (SP) o 3º lugar. E o prêmio de Melhor Conto Toledano, de Roberto Carlos da Silva Pereira, o escolhido foi "A escolha". Além dos premiados, receberam Menções Honrosas os contos: Inácio Ramos e nascem flores", de Gislaine Buosi Fechus Monteiro, de Pouso Alegre (MG); "Thereza e o mar", de Suzana Correa de Carli, de São Paulo (SP); "O homem da paçoca", de Heloísa Galves, de São Paulo (SP); "Sete Pecados", de Rui Werneck de Capistrano, de Curitiba (PR); e "Clarice", de Luiz Rogério Camargo, de Guarapuava (PR).

Houve 765 contos inscritos para o 20º concurso, cujos autores recebem o agradecimento das instituições organizadoras e da coordenação do evento. Além disso, agradecemos à Caixa Econômica Federal que patrocinou a divulgação do evento. É bom lembrar que os contos que receberam sua merecida premiação e aqueles que receberam menções honrosas farão parte da 5ª. Coletânea de Contos do Concurso Paulo Leminski. E, juntamente, com o lançamento da 21ª edição desse evento, em março de 2010, será lançada a 4ª. Coletânea reunindo quase meia centena de contos.

Dari José Klein - Unioeste - Toledo
Nancy Bragatto Futagami - Biblioteca Pública de Toledo.