RESULTADO DO 19º CONCURSO DE CONTOS PAULO LEMINSKI - TOLEDO/2008

Em 15 de outubro iniciaram-se os trabalhos da Comissão Julgadora do Concurso de Contos Paulo Leminski, edição 2008, cuja leitura teve seu término no sábado, 25. Fizeram parte da comissão docentes doutores e mestres da Unioeste, Rondon e Toledo, da Fasul e PUC, professores da Rede Pública e um jornalista. O concurso é uma atividade realizada em parceria entre a Unioeste e Prefeitura Municipal - Biblioteca Pública - desde seu início, em 1989, ano da morte do poeta paranaense. E a cada ano alguns membros da comissão são substituídos por outros.

Neste ano inscreveram-se 931 contos, procedentes de quase todos os estados do país e também alguns do exterior: Itália, Portugal, Uruguai, Chile, Macau e Estados Unidos.

Primeiramente, os contos são todos lidos não havendo menção de lugar de procedência ou autoria, tendo apenas registradas nas obras o título e o pseudônimo de seu autor. E somente após haver saído o resultado: premiação dos três premiados e escolhidas as menções honrosas, não havendo entre eles um conto toledano, procede-se à leitura daqueles que se inscreveram com residência neste município. Após esse último resultado é que são revelados os nomes dos respectivos autores, lugar de procedência e titulação, entre outros dados. É uma forma de que a comissão julgue o mais objetivamente possível, atendo-se apenas à obra em si, sem que nenhuma outra informação tenha algum peso sobre a decisão final, e somente a relação com as outras inscritas para o mesmo concurso.

Nesta edição o primeiro lugar coube ao conto "Circunstância, um conto a Saramago" de Andrew Knoll, ator e diretor teatral, formado em Artes Visuais pelo CEFET-PR e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes - PR; e reside em Araucária, Paraná. O segundo premiado, Hugo Eustáquio de Macedo Zorzetti, com o conto "El día que me quieras", reside em Goiânia e é licenciado em Letras Vernáculas. E o terceiro, Marcus Vinícius Quiroga, de Copacabana, Rio de Janeiro, foi premiado com o conto "Diadorim". E o prêmio de Melhor Conto Toledano coube a "Acidente de Percurso" de Marcelo Gomes", formado em Ciências Sociais e atualmente cursando doutorado em Sociologia pela UNICAMP.

Foram dadas Menções Honrosas a alguns contos que, em razão de terem sido sugeridos para premiação por vários membros da banca, mas na decisão final coletiva não obtiveram a classificação nos três primeiros lugares. São eles: "As Duas Meninas", de Vander Luiz Rocha, São Caetano do Sul, SP; "Cavalos não Choram" , de Jéferson de Souza Tenório, Porto Alegre, RS; "El caballo Alado" de Ângela Torgueiro Ferreira, Belo Horizonte, MG; "Aparício" , de Rogério Geraldo Lima, Palmeira, PR; "Um Homem Chamado Ilusão", de Luíza Aparecida Mendo, Lambari, MG; "Encontros Fortuitos", de Grabriella Campos Mendes, Rio de Janeiro, RJ; "A Vaca", de Weber Sauerbronn, São Bernardo do Campo, SP; "A Menina dos Cabelos Castanhos", de Gisele Manjurma da Silva, Ponta Grossa, PR; e "Santinha", de Ronaldo Chaves de Oliveira, Poços de Caldas, MG; "Pizza Brotinho", de Maria Angélica Gerrasoli, São Caetano do Sul, SP. E também para o conto toledano "Falecimento do Doutor Francisco" de Darlou D'Arisbo.

Por fim, é preciso recordar de que esses contos, premiados e os que receberam menções, assim como aqueles das três edições anteriores, farão parte da 4ª Coletânea de Contos Premiados do Concurso Paulo Leminski, cujos autores, após o lançamento, receberão exemplares da obra em seus endereços. Por isso, aconselha-se que esses contistas tenham seus endereços atualizados em nosso banco de dados.

D.J. Klein e Nancy B. Futagami
Toledo, 27 de outubro de 2009.